Tecnologias e serviços desenvolvidos em campi do IFRR serão apresentados em feira de agricultura

Publicado em 26 de Julho de 2023 às 20:00

Diversos produtos, experiências e resultados de pesquisas, além de informações de cursos, estarão disponíveis para o público da AgroBV 2023

Pesquisas tecnológicas, projetos desenvolvidos, produtos e serviços nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura e agroecologia estarão sendo apresentados pelas equipes do IFRR

Nos próximos três dias (28, 29 e 30), quem visitar o Campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na RR 321, Km 5, região do Bom Intento, área rural da Capital, onde ocorrerá a Feira de Agricultura Familiar de Boa Vista - AgroBV 2023, poderá conferir projetos, pesquisas, tecnologias e produtos desenvolvidos nos campi do IFRR, além de se informar sobre outros serviços nas áreas de ensino e extensão.

Dos cinco campi do IFRR, os três localizados no interior do estado (Campus Novo Paraíso, Campus Amajari e Campus Avançado Bonfim) terão equipes, materiais e experiências expostas no estande do instituto, localizado próximo à área de girassóis da feira.

Segundo a diretora da Agência de Inovação (Agif) do IFRR, professora Karla Santana, que articulou com a equipe do setor, na Prefeitura de Boa Vista, promotora do evento, um espaço para o instituto na AgroBV 2023, o objetivo dessa participação é, além de levar mais informações sobre a atuação da instituição em todo o estado para as pessoas que passarem pela feira, apresentar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas nos campi e os resultados voltados para o desenvolvimento sustentável de Roraima e de toda a Região Amazônica.

“As expectativas são as melhores possíveis. Acredito que devemos sempre aproveitar esse tipo de oportunidade de um evento desse porte e já consolidado no estado para, além de prestar contas do que as comunidades integrantes do IFRR vêm desenvolvendo, fazermos novos contatos e estreitarmos os já existentes para a promoção de novas pesquisas e entregas tecnológicas e para o fortalecimento das ações já em andamento, por meio da formação de parcerias”, afirmou Karla.

reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, ressalta a importância da atuação das equipes da Agif na disseminação de conhecimento sobre as tecnologias do IFRR e no fortalecimento e busca de novas parcerias para o fomento à pesquisa.

“Nossa gestão tem estado cada vez mais focada nesse trabalho de articulação institucional e política, pois sabemos da importância das parcerias para o progresso de empreendimentos e instituições, e nós não somos diferentes. Entendemos a importância do nosso trabalho, mas somos conscientes de que, com apoio, caminhando juntos por meio de parcerias, poderemos atuar cada vez melhor e entregar resultados que atendam toda a sociedade”, declarou Nilra Jane.

CAMPI – O IFRR estará representado na AgroBV2023 por três dos cinco campi da instituição, que terão expostos, em um estande da feira, resultados de pesquisas e produtos desenvolvidos.

Do CNPo mais antigo do interior do estado, produtos resultantes de práticas do curso Técnico em Agroindústria e mostra de solos com resultados de pesquisas voltadas para agricultura serão expostos no evento.

Já do CAM, será possível conferir os trabalhos realizados com pesquisas e projetos desenvolvidos na área de aquicultura por estudantes, professores e professoras dos cursos técnicos e do curso superior.

CAB se fará presente no estande do IFRR na feira com a apresentação de experiências exitosas desenvolvidas por meio do curso Técnico de Agroecologia.

EAD – A atuação das equipes técnicas e de ensino a distância do IFRR também estarão em destaque no AgroBV 2023. Segundo a diretora de Políticas de EAD do instituto, professora Solange Santos, trabalhos desenvolvidos por estudantes de pós-graduação em Agroecologia e do curso Técnico subsequente em Agropecuária, ambos na modalidade EAD, dos Campi CNP e CAM serão apresentados na feira.

“A intenção é demonstrar como esses cursos podem atender comunidades do interior e áreas rurais da Capital, e buscar parcerias para a ampliação dessa atuação do IFRR em Roraima, beneficiando cada vez mais pessoas com formação acessível e de qualidade”, explicou Solange.

AGROBV 2023 –  Já na 3ª edição, a Feira de Agricultura Familiar de Boa Vista faz parte de uma política pública da Prefeitura de Boa Vista voltada à agricultura familiar e tem como um dos principais objetivos avaliar as cultivares que se adaptam bem às condições climáticas locais, com maior resistência às pragas, às doenças e com destaque na produtividade.

O CDT, onde o evento é realizado desde a primeira edição, conta com campo experimental para demonstração de tecnologias à disposição de agricultores e agricultoras de Roraima com empreendimentos de todos os portes

Esta edição contará com nove espaços com diversos tipos de cultivares em 22 hectares no campo experimental, entre eles milho, soja, hortifrútis e, claro, com o tradicional campo de girassóis.

A exposição contará ainda com a 44 empresas que estarão presentes ao evento, por meio da apresentação de máquinas, implementos, insumos agrícolas e veículos. Além disso, agentes financiadores e instituições de ensino com atuação na área de agrárias terão espaço no local.

A feira terá também 20 barracas voltadas à agricultura familiar, à atuação de 17 ambulantes e disponibilização de serviços municipais nas áreas da saúde e da primeira infância.