SETEMBRO AMARELO – Campus Amajari divulga programação para o mês de valorização da vida

Publicado em 5 de Setembro de 2023 às 16:26
Bruna Branco - JORNALISTA

As ações são organizadas pelo Grêmio Estudantil

WhatsApp Image 2023-09-05 at 15.31.04

O Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) divulgou a programação do Setembro Amarelo, mês da campanha de valorização da vida e da prevenção do suicídio. As ações são organizadas pelo Grêmio Estudantil, pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e pelo Núcleo de Linguagens (Nucli), que recebem apoio da Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes) e da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissp).

Como primeira ação alusiva ao mês de campanha, o CAM lançou o I Concurso de Desenho/Pintura e Poesia IFRR/Campus Amajari. A ação visa estimular a comunidade acadêmica da unidade de ensino a expressar as várias formas de valorização da vida por meio da arte, em forma de desenho, pintura e poesia. A obra deve ser inédita, ou seja, não ter sido editada e publicada (parcial ou totalmente) em qualquer veículo de comunicação. O concurso também fecha a programação do mês com a divulgação do respectivo resultado final, prevista para 28 de setembro.

De 4 a 12 de setembro, ocorrem rodas de conversa em sala de aula para tratar da temática. Às terças, no Cine Amajari (projeto de exibição de filmes para a comunidade acadêmica) serão exibidas produções com o tema da campanha. Às quartas, realizam-se aulas de ioga; e às quintas e sextas, aulas de dança do projeto CAM Dance/Zuba.

No dia 13 de setembro, será ministrada uma palestra sobre relacionamentos tóxicos, com o psicólogo do Centro de Referência da Assistência Social (Creas) do Amajari, Ivar Gomes. No mesmo dia, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos Programas Institucionais do IFRR e a ação IF-CAM Saúde, projeto da disciplina Educação Física.

Para o dia 22 de setembro, está programada uma palestra sobre dependência das telas, ministrada pelo psicólogo Cristiano Nabuco. Essa é uma ação em parceria com a Escola do Judicial de Roraima (EJURR), vinculada ao Tribunal de Justiça (TJ-RR). A campanha encerra-se no dia 27 de setembro, com uma gincana promovida pelo Grêmio Estudantil do CAM e com a premiação dos vencedores do concurso cultural.

De acordo com a presidente do grêmio, Rosystil Valdiviezo, o colegiado estudantil, por meio das ações, visa informar aos alunos os sinais de alerta. “Como procurar ajuda e como apoiar outros. Por isso, acredito que é importante promover um ambiente de apoio e compreensão, o que será feito com essas ações que estão sendo realizadas”, declarou.

SETEMBRO AMARELO – O mês alusivo à campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância de discutir e promover ações a respeito do problema.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha para conscientizar a sociedade com informações relacionadas à prevenção do suicídio no País.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas existem episódios subnotificados, o que pode elevar para mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano. Isso representa uma média de 38 suicídios por dia. Entre 2010 e 2019, o País registrou 112.230 mil mortes por suicídio.

É importante lembrar que a pessoa que enfrenta problemas de saúde mental deve procurar ajuda profissional. Se precisar conversar, pode procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta apoio emocional e trabalha na prevenção do suicídio. O interessado deve entrar em contato com o centro pelo telefone 188, pelo chat ou pelo e-mail da instituição.

Ascom/Reitoria

4/9/23