Propespi lança dois editais de programas na área de pesquisa

Publicado em 22 de Fevereiro de 2024 às 11:05

Inscrições serão exclusivamente pelo Suap, a partir de 25 de fevereiro. Devem ser contemplados 26 projetos

Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Roraima (Propespi/IFRR) lançou os editais de três programas institucionais: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (Pivict) e Programa Institucional de Apoio à Pesquisa Aplicada/Docente (Pipad).

Neste ano, os programas apresentam uma novidade: a oferta de bolsas destinadas prioritariamente a estudantes provenientes das ações afirmativas da instituição, em conformidade com a Portaria 299, de 6 de maio de 2022, do MEC/Setec.

Segundo o diretor de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação do IFRR, professor Amarildo Ferreira Júnior, essa medida visa fortalecer o papel das ações afirmativas como políticas focais de combate à desigualdade social e às segregações, além de garantir acesso dos estudantes a espaços de influência no âmbito educacional, político, econômico, socioprofissional e cultural, somando-se também às medidas de garantia da permanência desses alunos na instituição.

Os interessados devem ficar atentos aos critérios para participação e ao prazo de submissão dos projetos. Confira abaixo outras informações e os links dos editais:

PIBICT E PIVICT

Serão ofertadas 24 bolsas para os cinco campi do IFRR (servidores da Reitoria poderão orientar pesquisas vinculadas a um dos dois campi da Capital).

Público-alvo: estudantes regularmente matriculados no ensino técnico ou na graduação do IFRR. Servidores efetivos da instituição podem participar na condição de orientadores.

Período de inscrição: 25 de fevereiro a 18 de março, exclusivamente pelo Suap.

*Para concorrer às bolsas destinadas preferencialmente a estudantes provenientes das ações afirmativas, o orientador, no ato da inscrição, deverá submeter uma declaração de interesse (anexo III do edital) assinada pelo estudante, na qual este declara ter ingressado na instituição por meio dessas políticas focais.

Resultado final: 8 de abril.

Execução do programa: 15 de abril a 15 de dezembro de 2024.

Link do edital: https://suap.ifrr.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/262155/.

PIPAD

O programa contemplará dois projetos, sendo um deles destinado prioritariamente à proposta que tenha participação de estudante proveniente das ações afirmativas da instituição.

Público-alvo: docentes do quadro efetivo do IFRR e estudantes do ensino técnico ou da graduação do IFRR.

Período de inscrição: 25 de fevereiro a 25 de março, exclusivamente pelo Suap.

Resultado final: 14 de maio.

Execução do programa: 3 de junho de 2024 a 3 de abril de 2025.

Link do edital: https://suap.ifrr.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/262157/.