Projetos de extensão nas áreas de arte, idioma, música e esporte estão com inscrições abertas

Publicado em 18 de Abril de 2024 às 15:59
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

Os diversos projetos versam sobre educação, arte, música, esporte, lazer, idiomas, entre outros temas voltados à comunidade em geral

Extensão

Neste ano de 2024, o Campus Boa Vista desenvolverá 15 projetos aprovados em edital do Programa de Bolsas de Ações de Extensão (Pbaex). Alguns estão com inscrições abertas até esta sexta-feira, 19. São estes:

OrigamiCraft: Desenvolvendo Coordenação Motora e Criatividade na Pré-Escola – Destinado a crianças de 4 a 6 anos, ele promove encontros duas vezes por semana, às segundas-feiras e às quartas-feiras, das 10h às 11h, no complexo de artes do CBV. São ofertadas 20 vagas, e as inscrições e podem ser feitas pelo link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.

A coordenadora da ação, professora Jerusa Soares, explica que é se trata de um projeto educacional que une a arte do origami às práticas pedagógicas modernas, tendo como foco o desenvolvimento de crianças pré-escolares. “O origami serve como uma ferramenta para aprimorar a coordenação motora fina, além de estimular habilidades artísticas, a criatividade e a imaginação, promovendo ao mesmo tempo a interação social em um ambiente de aprendizado lúdico”, disse.

Para a acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física e bolsista do programa Maysa Souza de Azevedo, trabalhar nesse projeto na educação infantil representa uma experiência gratificante. “O desafio de adaptar essa arte milenar para o nosso contexto da educação infantil brasileira, auxiliando no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas em crianças pré-escolares, trouxe uma nova dimensão à minha prática pedagógica, permitindo-me contribuir de forma significativa para o crescimento e aprendizado dos pequenos e para o meu, como futura docente. Essa oportunidade de combinar criatividade, educação e inovação tem enriquecido minha carreira e visão sobre o potencial transformador da educação pré-escolar”, relatou.

Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes – O curso irá ocorrer duas vezes por semana, às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h30, no CBV. São ofertadas 40 vagas, e as inscrições podem ser realizadas presencialmente, na Diretoria de Extensão (Direx), no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Documentos necessários para a inscrição (cópias): RG, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3x4.

O coordenador do projeto, professor Alex Rezende, esclarece que o projeto tem sido ofertado por meio de atividades de extensão há alguns anos e que é essencial no atual contexto. “O curso tem um objetivo duplo: proporcionar ao imigrante o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, necessária à comunicação cotidiana, e contribuir para a formação das acadêmicas do curso de Letras, que desenvolverão a ação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou.

Esse projeto conta com o apoio da acadêmica extensionista do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica Estefania Baldeo, que destaca a importância da iniciativa. “O projeto é importante, porque oferece ao cursista a possibilidade de alcançar metas específicas dentro de um prazo definido, proporcionando-lhe oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. O conhecimento da língua portuguesa facilita a integração dos imigrantes à sociedade local, além de promover sua independência e confiança, abrindo-lhes portas para oportunidades educacionais e profissionais. Para nós, acadêmicos, é uma oportunidade de aplicar nossas habilidades para ajudar aqueles que estão buscando aprender o idioma e se integrar à nova comunidade, pois colocaremos em prática os aprendizados adquiridos ao longo da nossa formação acadêmica, desenvolvendo materiais didáticos, estratégias de ensino e avaliações que atendam às necessidades específicas dos alunos imigrantes”, comentou.

Acordes da Aprendizagem: Teclado para Iniciantes – O projeto oferece oficinas de teclado para ensinar a prática do instrumento e seus acordes. Nelas os participantes têm a oportunidade de aprender os fundamentos do teclado, incluindo técnicas básicas de tocar, identificação e formação de acordes, e prática de músicas simples. Além disso, proporcionam uma introdução acessível e prática à música por meio do teclado, permitindo que os iniciantes desenvolvam suas habilidades musicais de forma progressiva e envolvente.

As aulas se iniciarão a partir de segunda-feira, 22, com dias e horários diferenciados:

– Aula de Teclado: 4 vagas (a partir de 12 anos): segundas-feiras, das 10h às 11h.

– Aula de Teclado: 4 vagas (a partir de 12 anos): terças-feiras, das 17h às 18h.

As inscrições para o projeto podem ser realizadas por meio do link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.

Centro de Excelência do Atletismo – Destinado a jovens do sexo masculino e feminino com idade de 11 a 17 anos, o projeto consiste na formação esportiva desse público na modalidade atletismo com o objetivo de conduzi-lo à prática do atletismo escolar.

São ofertadas 15 vagas. O treinamento irá ocorrer de segunda a quinta-feira, das 16h50 às 18h, na pista de atletismo do CBV. Seguem os documentos necessários para inscrição:

– RG ou Certidão de Nascimento do aluno (cópia);

– RG e CPF do pai ou responsável pelo aluno menor (cópia);

– Preenchimento e assinatura de termo de autorização de uso de imagem e transporte (disponível no link de inscrição); e

– Questionário de saúde do participante assinado pelo responsável (disponível no link de inscrição).

As inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/BY98vsBjbvBaqHvw5.