Projeto do IFRR é apresentado em 3º Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Publicado em 18 de Outubro de 2023 às 15:54
Bruna Branco - JORNALISTA

Encontro irá debater temas como a iniciação tecnológica na melhoria do aprendizado, a cultura maker e o empreendedorismo na educação básica

WhatsApp Image 2023-10-17 at 19.29.47

Iniciou na última segunda-feira, dia 16, a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento ocorre em Brasília –DF, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e segue com programação até sexta-feira, dia 22. Com o tema “Futuro conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, o encontro visa desenvolver novas perspectivas por meio do intercâmbio de informações e ideias e compartilhamento de conhecimento entre os participantes.

Para representar o Instituto Federal de Roraima (IFRR) no evento, os professores Karla Cristina Tabosa, do Campus Avançado Bonfim (CAB), e Rommel Rocha de Sousa, do Campus Amajari (CAM) apresentarão o projeto "Ensino da lógica de programação e raciocínio matemático aplicados à robótica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental do Estado de Roraima", que se encontra atualmente em execução e sob coordenação da professora Karla.

Na ocasião, os professores integrarão, dentro do mesmo evento, o 1º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica - InovEPT, que irá discutir temas como a iniciação tecnológica na melhoria do aprendizado, a cultura maker e o empreendedorismo na educação básica, o fortalecimento dos ecossistemas de inovação, dentre outros temas.

Neste encontro haverá um momento de debate entre membros das equipes executoras dos projetos de programação e robótica, dos Institutos Federais de todo o Brasil, o que significa uma oportunidade para a troca de conhecimentos, debates sobre os desafios contemporâneos e deliberações acerca das projeções no ensino da robótica.

Para a professora Karla Tabosa o projeto de ensino da lógica de programação e raciocínio matemático aplicados à robótica tem um significado especial para o IFRR. “A oportunidade de discutir, no InovEPT, os desafios e as expectativas do ensino da robótica com colegas de todo o país enriquecerá nossa perspectiva e nos ajudará a aprimorar ainda mais nossas abordagens. Agradeço a todos que têm apoiado nossa missão e espero que esta participação fortaleça ainda mais o compromisso do IFRR com a excelência em educação”, disse a docente.

Semana EPT – Conforme o Ministerio da Educação (MEC), a 3ª edição do encontro é uma oportunidade para traçar estratégias e diretrizes para uma educação mais cidadã, inclusiva e inovadora a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a superação das desigualdades no país. Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, a Setec irá ampliar, ainda mais, o escopo de atividades, garantindo ao evento maior público participante e visitante.

A nova proposta visa dar luz à Educação Profissional e Tecnológica traçando estratégias e diretrizes para a educação e para os profissionais do futuro, com mais cidadania, inclusão, acesso, tecnologia, sustentabilidade, digitalização, empreendedorismo e inovação.

18/10/23