Programa será reativado em Roraima e equipes do IFRR já se preparam para novas ações

Publicado em 25 de Julho de 2023 às 20:00

Ao todo, para os institutos federais, foram previstas 15 mil vagas para cursos de qualificação profissional. Em agosto, deve ser anunciada a distribuição por estado

Até 2017, quando o programa ainda estava ativo no Governo Federal, centenas de mulheres em vulnerabilidade social, em todo o estado, receberam qualificação no IFRR

Mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Roraima poderão voltar a contar com o apoio das equipes do IFRR para ter acesso facilitado a cursos e programas de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos, nos níveis fundamental e médio, por meio do programa Mulheres Mil, que está em fase de reativação no instituto.

A nova adesão ao programa, reativado na esfera federal, com execução do Ministério da Educação (MEC), já teve as primeiras medidas para o andamento das ações no estado, entre elas o envio de servidoras do IFRR para capacitação em Brasília (DF), visando à atualização sobre as diretrizes e a metodologia do Mulheres MIl.

Segundo a coordenadora do programa Qualifica Mais no IFRR, Larisse dos Santos, que também é responsável pela condução do Mulheres Mil, ao todo, para os institutos federais, distribuídos em todo o Brasil, foram destinadas 15 mil vagas para a oferta de cursos de qualificação profissional. A partir de agosto, será divulgada a distribuição por instituto.

“O IFRR já possui uma bagagem de cerca de cinco anos de execução do programa no estado, em três campi diferentes, com a qualificação de centenas de mulheres, que conseguiram elevar o grau de escolaridade e obter maior capacitação profissional para a atuação no mundo de trabalho e para a geração de renda. Acreditamos que nessa nova fase, já com as experiências passadas, teremos um preparo ainda melhor para contribuir para a melhoria de vida de muito mais mulheres em Roraima”, comentou Larisse.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Figueira, enfatizou a satisfação que é, para toda a comunidade do instituto, poder fazer parte novamente do programa, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e desenvolver novas ações em Roraima.

“Sabemos que as mulheres,  ainda nos dias de hoje, enfrentam mais dificuldades para seguir com os estudos do que os homens, devido à formação sócio-histórica do nosso país, tendo que assumir muito mais responsabilidades nos ambientes em que vivem, além de todo o preconceito que seguem enfrentando. É uma grande felicidade poder contribuir para mais e mais mulheres, para que rompam barreiras e sigam se desenvolvendo e demonstrando toda a capacidade e valor produtivo que possuem. As expectativas com o novo Mulheres Mil em Roraima são as melhores possíveis, e a ansiedade é grande para poder anunciar, o mais breve possível, o início dos cursos no estado”, declarou a reitora.

ATUALIZAÇÃO –  Desde segunda-feira, 24, oficinas de formação na metodologia de acesso, permanência e êxito do programa Mulheres Mil, relançado no âmbito do governo federal, estão sendo realizadas em Brasília (DF). Do IFRR, participam as servidoras Janira Souza de Lima e Francisca das Chagas Souza de Araújo.

O objetivo da formação é capacitar os profissionais das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contempladas com as vagas da primeira chamada do programa. A programação do evento conta com dinâmicas, grupos de trabalho, palestras e trocas de experiência.

PROGRAMA O Mulheres Mil foi iniciado em 2005 com 60 mulheres no Rio Grande do Norte, fruto de uma parceria entre os governos brasileiro e canadense. Em 2008, mil mulheres em situação de vulnerabilidade, do Norte e do Nordeste do Brasil, foram capacitadas. No decorrer dos anos, o programa foi ampliado para todo o país, mas paralisado há cerca de seis anos.

A retomada do programa foi anunciada com um conjunto de políticas públicas voltadas às mulheres, no dia 8 de março, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 14 de abril, foi publicada a Portaria 725, que institui o programa.

O Mulheres Mil tem a finalidade de possibilitar o acesso à educação, promovendo a inclusão social e o pleno exercício da cidadania, além de defender a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres. Além disso, a objetiva contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.