PDI 2024/2028 – Comissão central apresenta missão, visão e valores da instituição para o próximo quinquênio

Publicado em 24 de Agosto de 2023 às 17:00
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

A comunidade acadêmica participou de enquete organizada pela comissão central, no período de 15 de junho a 7 de julho, apresentando 163 respostas no formulário

Seminário do PDI 2024-2028 - Fts Ramon Queiroz  (3) (1)
Seminário do PDI 2024-2028 - Fts Ramon Queiroz (3) (1)

A Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) concluiu a enquete de revisão da missão, da visão e dos valores (MVV) da instituição.

Por meio da enquete, disponível no período de 15 de junho a 7 de julho, estudantes e servidores participaram da revisão com 163 respostas. Além da MVV atuais, o formulário continha para escolha mais duas versões da missão e uma da visão institucional. Depois da tabulação e da análise das informações, a comissão concluiu que a comunidade acadêmica está satisfeita com o atual MVV, considerando-o sólido, decidindo, assim, pela continuação dele por mais cinco anos.

O presidente da comissão central do PDI e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Adnelson Batista, relata que, para sensibilizar a comunidade acadêmica a participar da enquete e do preenchimento do Questionário de Levantamento de Fatos e Dados (QFD), a equipe promoveu o II Seminário do PDI, com o tema “A Importância do Diagnóstico para a Elaboração do PDI”.

Seminário do PDI 2024-2028 - Fts Ramon Queiroz  (6) (1)

Conforme Batista, a comissão percorreu os cinco campi e a Reitoria para dialogar com estudantes e servidores sobre o processo de construção do PDI do próximo quinquênio e sobre a organização da comissão central e das comissões temáticas. Ele explicou que a comissão responsável pelo eixo temático 1 (perfil institucional; planejamento estratégico; processo de monitoramento, controle e revisão do PDI; organização administrativa; governança, compliance e gestão de riscos) é que esteve à frente da revisão do MVV.

O presidente da comissão responsável pela revisão da missão, da visão e dos valores institucionais e coordenador de Planejamento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Moacir Rossetti, lembrou que as atividades para esse fim tiveram início na reunião da comissão central realizada em abril de 2023. Na ocasião, segundo ele, por meio de uma oficina, foram traçados os elementos principais para o processo de consulta pública à comunidade acadêmica referente à revisão. Os três elementos, missão, visão e valores, são a base para a construção do Mapa Estratégico do IFRR e estão alinhados com a Lei de Criação da Rede Federal.

Definição dos conceitos

A missão, a visão e os valores (MVV) do IFRR, reiterados por meio da enquete, vão nortear as ações da instituição durante o quinquênio de vigência do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028). Daí a importância de sua inclusão no Perfil Institucional. A missão define o motivo da existência da instituição; a visão, o que ela pretende ser; e os valores, os princípios que guiarão toda a sua atuação.

MVV da instituição

MISSÃO

“Promover formação humana integral, por meio da educação, ciência e tecnologia, em consonância com os arranjos produtivos locais, socioeconômicos e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.”

VISÃO DE FUTURO

“Ser excelência, na Região Amazônica, como agente de transformação social por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação.”

• Inclusão Social
  • Ética e Transparência