Parceria garante certificação em Mucajaí de mais de 200 especialistas

Publicado em 16 de Fevereiro de 2024 às 17:12
Autoria
Rebeca Silva - JORNALISTA

IFRR realizou evento de certificação de estudantes de pós-graduação em parceria com a Prefeitura de Mucajaí e a Faepi/Ifam

Os cursos foram ofertados pelos campi Boa Vista e Boa Vista Zona Oeste
Os cursos foram ofertados pelos campi Boa Vista e Boa Vista Zona Oeste

Na noite desta quinta-feira, 15, no Centro de Ensino de Mucajaí, localizado na Avenida Firmino Azevedo, s/n, ao lado da Escola Municipal Jesus de Nazaré, no Município de Mucajaí, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizou a certificação de 208 estudantes de dois cursos de pós-graduação oferecidos em parceria com a Prefeitura de Mucajaí.

Foram disponibilizadas 400 vagas para os cursos, ambos na modalidade Educação a Distância (EAD), sendo 200 para o curso Educação Empreendedora, ofertado pelo Campus Boa Vista Zona Oeste, e 200 para o curso Gestão e Ensino em Saúde no Contexto Regional, ofertado pelo Campus Boa Vista.

Viabilizados mediante convênio entre o IFRR e a Prefeitura de Mucajaí, por intermédio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Instituto Federal do Amazonas (Faepi/Ifam), os dois cursos foram escolhidos pela Prefeitura de Mucajaí a partir de um portfólio elaborado pelo IFRR com base na demanda de formação em nível de graduação e pós-graduação apresentada pelo município.

Fotos: Erick Vieira

A especialização em Educação Empreendedora certificou 115 estudantes para o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras, incorporando os conhecimentos e os princípios do empreendedorismo, visando ao melhor planejamento e execução de atividades diversas nas mais distintas áreas do conhecimento.

Uma das novas especialistas na área do empreendedorismo é a psicóloga e bióloga Sandra Paz de Sousa Ali Raza, moradora de Mucajaí. Egressa da primeira turma do curso do CBV em Ciências Biológicas, ao saber da oferta da especialização, ela não perdeu tempo e fez a inscrição para aumentar as chances de inserção no mundo do trabalho.

“Tenho a grata satisfação de fazer parte dessas turmas de pioneiros da educação superior no meu município. Atualmente não estou trabalhando, mas espero que, no futuro, as oportunidades apareçam e que os conhecimentos adquiridos como estudante no IF tenham contribuído não somente para o desenvolvimento do meu intelecto, mas principalmente para o meu crescimento pessoal”, disse.

A pós-graduação em Gestão e Ensino em Saúde no Contexto Regional, que certificou 93 profissionais, tem o objetivo de formar especialistas competentes para desempenharem suas funções com vistas às mudanças vivenciadas pela sociedade contemporânea, contemplando as especificidades regionais e locais.

Os conhecimentos adquiridos na especialização em Gestão e Ensino da Saúde ajudaram a psicóloga Marynara Andreza da Silva Melo, nascida, criada e com a trajetória profissional iniciada no município de Mucajaí, a alçar novos voos. Há dois meses mudou-se para Boa Vista a fim de encarar novos desafios longe de casa.

“Sem dúvida a pós em Gestão nos trouxe não só crescimento profissional e conhecimento, mas também segurança para que possamos desenvolver nosso trabalho com excelência frente à política da saúde de forma geral. Acredito que esta oportunidade foi única, pois sabemos das dificuldades enfrentadas pela grande maioria dos acadêmicos que residem no interior do estado. Sinto-me privilegiada por essa conquista”, afirmou.

A reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira Bezerra, destaca que essa certificação é mais um marco importante para o IFRR. “Vale salientar que essa conquista é resultado da parceria tripartite entre a prefeitura de Mucajaí, o IFRR e a Faepi, nossa Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa colaboração ressalta o compromisso conjunto com a educação e o desenvolvimento da região”, comentou.

Para a diretora-geral do Campus Boa Vista, Joseane Cortez, este momento tem um significado ímpar, considerando o processo de interiorização do IFRR e a oportunidade de levar formação para todos. “Em se tratando de uma formação voltada à educação em saúde, esta significação se amplia muito”, pontuou.