Núcleo de Centro de Línguas do Campus Boa Vista realizará evento sobre a importância dos núcleos de idiomas para a internacionalização institucional

Publicado em 18 de Agosto de 2023 às 17:53
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

São ofertadas 35 vagas, e as inscrições seguem abertas até o dia do evento

logo NUCLI

Na próxima quinta-feira, 24, das 10h às 12h, na sala de Teleconferência do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), será realizado o I Colóquio Nucli-CBV com o tema “Os núcleos de idiomas e sua importância para a internacionalização institucional”. O evento é organizado pelo Núcleo de Centro de Línguas do Campus Boa Vista (Nucli-CBV).

São ofertadas 35 vagas, e as inscrições seguem abertas até o dia do evento por meio do link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.

Para a palestrante convidada, professora Aline Schultheis Zorzi, do Campus Manaus-Centro do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), os núcleos de línguas ajudam no cumprimento da missão institucional, contribuindo para a democratização do ensino de idiomas. “Eles podem nos ajudar no cumprimento de nossa missão institucional, principalmente no que diz respeito a ofertar uma educação pautada no princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Então, os centros de línguas contribuem para a democratização do ensino de idiomas, fortalecendo as diversas culturas. Para isso, vou apresentar um pouco da experiência do Ifam nesse segmento, abordando como esses centros podem colaborar para a internacionalização”, declarou.

A coordenadora do Nucli, professora Miriam Aline Coelho, explica que o núcleo tem o papel de propor cursos presenciais e/ou a distância relacionados prioritariamente às línguas inglesa, espanhola e portuguesa, destinados a estrangeiros, e às línguas indígenas locais, voltados para as comunidades interna e externa do campus, além de colaborar com as ações de internacionalização.

Uma equipe formada por professores de idiomas do CBV já está trabalhando na elaboração dos planos dos cursos de inglês, espanhol e português como língua adicional. A previsão é que sejam ofertados ainda no segundo semestre deste ano.