ESTRUTURA AMPLIADA – Novos alojamentos são entregues oficialmente no CAM

Publicado em 3 de Agosto de 2023 às 20:00
Sheneville Araujo - JORNALISTA

Com a ampliação da estrutura, a unidade de ensino do IFRR no norte do estado ganha mais capacidade para atendimento de estudantes

A inauguração dos novos espaços para receber estudantes ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 4

Mais uma ação de melhoria da estrutura do IFRR, com foco no interior, foi executada no estado. Desta vez foi entregue oficialmente à sociedade a ampliação do espaço de alojamentos do CAM.

A solenidade de inauguração ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 2, com a presença não apenas dos dirigentes da unidade de ensino, mas também da reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, do pró-reitor de Administração, Emanuel Moura, e da pró-reitora de Extensão, Roseli Bernardo, além de representantes da Prefeitura do Amajari.

Com a ampliação da área de alojamentos, a unidade de ensino conta agora com quatro novos quartos de 12 vagas cada um, além de estrutura contendo banheiros com chuveiros, lavatórios, vasos e mictórios, sala de estudos, área de convivência, cozinha e lavanderia, chegando a uma nova área construída de mais de 200 m², totalizando, com os ambientes já existentes, 500 m² em alojamentos.

Os novos ambientes ainda contam com instalações de combate a incêndio, seguindo as normas do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), e atendem aos critérios básicos de acessibilidade das áreas comuns e de uso público. A obra custou aproximadamente R$ 1,6 milhão.

Agora o campus, que antes tinha capacidade para atender 130 estudantes alojados, passa a ter condições de receber mais de 220 acadêmicos e acadêmicas. A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, afirma que poder inaugurar mais essa área construída no instituto significa cumprir com a missão institucional, que visa dar amplo acesso à educação para todas as pessoas.

"Essa melhoria, além de dar mais conforto aos estudantes e às estudantes que hoje já fazem parte da nossa comunidade acadêmica, nos possibilita receber novos e novas alunas, ampliando o nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão no Estado de Roraima", declarou a reitora, enfatizando a importância das parcerias firmadas por meio de articulação política para a captação de recursos.

A diretora-geral do CAM, professora Pierlângela Cunha, também ressalta a satisfação de poder contar com a ampliação da estrutura para oferecer melhores condições aos estudantes.

"Atendemos estudantes não apenas do Amajari e dos municípios do entorno, como Pacaraima e o Uiramutã, mas também de Boa Vista, Normandia, Alto Alegre, e até mesmo da Venezuela, que precisam vencer, entre outras, a dificuldade de deslocamento. Então, essa melhoria vai contribuir para que sigam com os estudos”, declarou, informando que atualmente o campus tem 126 estudantes nos alojamentos e que a expectativa é poder receber, nos próximos seletivos, 96 novos e novas estudantes.