MSF – Estudantes do Campus Novo Paraíso recebem medalha de prata em campeonato internacional de Matemática

Publicado em 1 de Agosto de 2023 às 20:00
Bruna Branco - JORNALISTA

Equipe do IFRR foi a única do Estado de Roraima a ganhar medalha na competição

IMG_6429

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) foi destaque na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (MSF). A equipe de estudantes do 2.º ano do Campus Novo Paraíso (CNP), no sul do estado, formada por Jhonathan Hiroki, Nádia Thauana, Henry Lincon, Jheice Camilly e Francisco Heitor recebeu medalha de prata na competição. A prova foi realizada no dia 29 de maio, e o resultado divulgado esta semana.

Para a estudante Nádia Thauana, uma das integrantes da equipe, foi muito bom participar da competição com os amigos. “Eu não fiz essa prova esperando alguma coisa. Foi mais por diversão. Então, quando recebemos a notícia da medalha de prata, fiquei bem feliz e bem empolgada”, disse. A aluna também contou que sua relação com a matemática é bem intensa. “A matemática é complicada, mas é o meu mundo de conforto, no qual eu gostaria de vivenciar, cada vez mais, essa realidade de número e descobrimento das incógnitas”, confessou.

Já o estudante Francisco Heitor revelou que ficou muito nervoso ao fazer a prova. “Fiquei surpreso ao saber da medalha, pois não imaginava que fosse ser tão rápido. Fiquei muito alegre e contei pra minha mãe, minha incentivadora em participar do projeto. Gosto de matemática, tenho um bom desempenho nas aulas e venho me interessando cada vez mais”, relatou.

Jheice Camilly, outra integrante da equipe, disse que se sentiu grande ao realizar a prova da competição. “Senti como se tivesse uma responsabilidade em minhas mãos, de orgulhar meu time. Senti como se a escola toda contasse comigo e torcesse por mim. Quando eu soube que tínhamos ganhado uma medalha, não consegui conter minha alegria. Pulei, gritei e, por um tempo, não acreditei”, contou.

Conforme o professor de Matemática do CNP Igor Marinho, vem sendo executado, há mais de um ano, um projeto de preparar os alunos para as Olimpíadas de Matemática. As aulas ocorrem no horário de almoço, único tempo livre para os estudos.

“É uma trajetória árdua. No nosso contexto, a maioria dos alunos enfrentam, em média, cem quilômetros de viagem para estar no CNP, e, embora não seja todo dia que estamos motivados, esse não é um motivo para desânimo. Eu, como mediador desses alunos, estou aqui para incentivá-los e guiá-los. Vale destacar que o mérito é de todos eles. Eu apenas os direciono [...] É uma conquista mais do que merecida, principalmente dos alunos. Essa medalha vem como motivação, pois participaremos de mais duas olimpíadas este ano”, comentou. Ainda conforme Igor, a preparação continua todos os dias. “Não paramos. Estamos todo dia tentando dar o nosso máximo. Nas próximas olimpíadas, o sentimento é que a medalha de ouro vem”, afirmou.

O CNP já teve destaque em olimpíada com a participação do estudante Jhonathan Hiroki, que recebeu a medalha de menção honrosa por sua atuação na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). O evento ocorreu de 19 a 21 de maio, em Fortaleza (CE), no Instituto Federal do Ceará/Campus Fortaleza, onde o aluno apresentou um trabalho em feira científica de matemática e participou da prova da competição. Além de representar o IFRR no evento nacional, ele ficou entre os 70 melhores participantes da edição. Saiba mais na matéria publicada aqui.

MSF – A olimpíada é uma competição internacional de matemática entre equipes de estudantes de ensino fundamental e médio de vários países. O objetivo do evento é aproximar, por meio do estudo da matemática, os países participantes. Além disso, visa mostrar a importância das línguas modernas e despertar o interesse pela matemática e pelo trabalho cooperativo. Disputada em fase única, a MSF é aberta para qualquer estudante regularmente matriculado em escola pública.

2/8/23