JIFs 2023 - Retorno da etapa estadual aumentou expectativas dos estudantes na edição de 2023

Publicado em 14 de Agosto de 2023 às 09:00

JIFS 2023 - Fts Marcos Sá (2)

A participação na etapa estadual dos Jogos das Instituições Federais (JIFs) de 2023 era a grande expectativa dos estudantes-atletas dos cinco campi do Instituto Federal de Roraima, que aguardavam com grandes expectativas a realização do evento.

Devido a pandemia do Coronavírus, a edição dos jogos deixou de ser realizada em 2020, retomando esse ano. Então, desde os que estão concluindo o 3º ano do ensino técnico aos que ingressaram esse ano, a edição de 2023 era muito aguardada por ser a primeira experiência nos JIFs.

É o que garantiu Emilly Alves, 17 anos, no último ano do curso Técnico em Serviços Públicos do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO); José Miguel Cruz, 18 anos, do 3º ano do curso Técnico em Edificações do Campus Boa Vista (CBV); Luis Guerra, 17 anos, no último ano do Técnico em Agroindústria, e Wyllyan Lima, 14 anos, no 1º ano do Técnico em Aquicultura, ambos do Campus Novo Paraíso (CNP).

Emilly, que conquistou o ouro no vôlei de areia e no de quadra para o CBVZO, disse que os estudantes ao saberem que esse ano teria a competição, a alegria tomou conta geral. “Era uma expectativa ter os jogos, e quando avisaram que iriam ocorrer, foi todo mundo à loucura, todo mundo querendo participar. A gente teve seletiva para o vôlei feminino e começou a treinar desde o início do ano. E um dia antes do nosso jogo de vôlei, aqui nos JIFs, na quarta-feira, todo mundo ficou ansioso. Mas foi uma experiência muito boa”, comentou.

Integrante da equipe de voleibol de quadra masculino do CBV, que foi campeã invicta na etapa estadual dos jogos, o atleta José Miguel, que é praticante do jiu jitsu há sete anos, comentou que desde o ano passado a equipe está se preparando. Esse é o mesmo período que ele começou a competir no voleibol.

“A preparação começou desde ano passado, quando voltamos da pandemia, e o professor Marcos (técnico) sempre incentivou a gente a treinar mais, sempre cuidando da parte técnica e da parte física. Esse ano, depois das férias do meio do ano, os treinos foram intensificados, e agora, com esse resultado, vamos intensificar mais, porque a nossa expectativa é chegar ao nacional”, garantiu Miguel.

Para os também jogadores de voleibol de quadra (3º lugar) e de dupla, os estudantes do CNP Luis Guerra e Wyllian Lima, um ingressante e outro concluinte de curso, o desafio de juntar a equipe para treinar não desanimou e a expectativa de estar nos jogos era grande. Para ambos, essa foi a primeira participação nos JIFs. “A gente veio muito na confiança e expectativa de nos divertimos. Aproveitamos a oportunidade para ter memória desse momento, já que é a minha primeira experiência”, disse Luis.