JIFs 2023 - Disputas acirradas e premiação dos vencedores marcam último dia da etapa estadual

Publicado em 14 de Agosto de 2023 às 09:00

Cerimônia premiação JIFs 2023 - Ft Ramon Queiroz (2)

A etapa estadual dos Jogos das Instituições Federais (JIFs) de 2023 chegou ao fim nesta sexta-feira, 11. Ela foi marcada por competições acirradas entre as equipes e pela premiação dos ganhadores das dez modalidades disputadas. A cerimônia de encerramento ocorreu no ginásio poliesportivo do Campus Boa Vista, no Bairro Pricumã, na noite desta sexta-feira.

Neste último dia (11) de competições, a ansiedade estava concentrada nas modalidades de futsal, xadrez em equipe e vôlei de praia. No futsal masculino, a equipe do Campus Novo Paraíso (CNP) conquistou o sonhado 1.º lugar ao vencer o Campus Amajari (CAM), em uma partida emocionante, que demonstrou a determinação e equilíbrio de ambas as equipes. O Campus Boa Vista (CBV) ficou na terceira colocação. No naipe feminino, o primeiro lugar do pódio ficou com o CAM, em 2º lugar, o CNP e em 3º, o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

No vôlei de praia masculino, a dupla do CBV sagrou-se campeã, vencendo o CBVZO e conquistando a primeira posição com mestria e trabalho em equipe. O 3º lugar ficou com o CAM. A final do vôlei de praia feminino foi disputada pelas duplas do CBVZO e do CNP, e quem levou a melhor foi a do CBVZO. O CAM ficou na terceira colocação.

Quem acompanhou as finais do xadrez em equipe, nos naipes masculino e feminino, testemunhou a vitória do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), que, no masculino, sobressaiu ao Campus Boa Vista (CBV) e, no feminino, ao Campus Amajari, consolidando o protagonismo nessa modalidade.

Já no torneio de xadrez individual feminino, o CBVZO garantiu o 1º e 3º lugares, com Karynne Queiroz e Quelita Picanço, respectivamente, e o 2º lugar conquistado por Romella Lorane (CBV). A final do torneio masculino individual ficou: 1º lugar: Mateus Vitor (CBV); 2° lugar: Diógenes Araújo (CBVZO); e 3°lugar: Nyran Marcos (CBVZO).

Os resultados completos das demais modalidades e dos respectivos vencedores podem ser conferidos na matéria "Sete das dez modalidades disputadas por estudantes do IFRR já têm ganhadores", disponível no site oficial do IFRR (https://www.ifrr.edu.br/eventos/jif2023/). A próxima etapa dos JIFs, a regional, ocorre no período de 21 a 27 de setembro, em Manaus (AM).

Realizados de 7 a 11 de agosto, os jogos deste ano contaram com 288 inscrições de estudantes dos cinco campi do Instituto Federal de Roraima. A etapa estadual visa promover o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da comunidade escolar por meio da integração entre alunos, servidores e comunidade externa.

O reitor em exercício do IFRR e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romildo Nicolau Alves, parabenizou os atletas, servidores, coordenadores, diretores de campi, à gestão da Reitoria, em especial à Pró-Reitoria de Extensão. “E dizer que esse momento é de extremamente importante para o Instituto Federal de Roraima. Estamos concretizando esse evento, que é de extrema importância para a formação integral de vocês, como já foi destacado aqui em outras falas. Queremos parabenizar todos que participaram e que ganharam ou não medalhas, porque o importante é participar, o importante é competir, o importante é levar para casa a mensagem dos jogos, que é trabalhar de forma conjunta, de forma ética”, disse.

O presidente da Comissão Geral Organizadora dos JIFs 2023, Allan Johnny Matos de Mesquita, avalia que o evento conseguiu integrar ainda mais os campi, inclusive tendo a participação, pela primeira vez, dos estudantes do Campus Avançado Bonfim (CAB). “Com certeza, o resultado foi além das nossas expectativas quanto à integração e participação dos estudantes, que estão cada vez mais competitivos, mas nada que comprometa o espírito esportivo”, disse.

Para a realização das disputas, além dos espaços do Campus Boa Vista e do Campus Boa Vista Zona Oeste, foi utilizada a estrutura do Governo de Roraima, como o Ginásio de Esportes Hélio Campos e o Parque Anauá.

Na intenção de melhorar o evento, Mesquita disse que está sendo aplicado um questionário para os participantes avaliarem os jogos e indicarem modalidades que devem ser incluídas nas próximas edições. Para contribuir, basta clicar aqui. “Claro, vamos analisar se as sugestões ocorrem nas etapas do regional e do nacional, porque não adianta colocar uma modalidade que não teria sequência nas etapas seguintes”, comentou.

A edição de 2023 dos JIFs fica marcada como um capítulo emocionante na história esportiva do Instituto Federal de Roraima. A dedicação e o espírito esportivo demonstrados por todos os participantes refletem os valores fundamentais da instituição e reforçam a importância do esporte como um meio de unir a comunidade acadêmica.