IFRR vai abrir inscrições em oficinas gratuitas de Modelagem e Impressão 3D para jovens da Zona Oeste

Publicado em 8 de Agosto de 2023 às 20:00

Iniciativa é do Campus Boa Vista Zona Oeste. Inscrições ocorrem de 10 a 20 de agosto

Foto Divulgação IFRR Maker

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) vai abrir inscrições nesta quinta-feira, 10, para duas oficinas gratuitas de Modelagem e Impressão 3D voltadas a jovens que residem na zona oeste de Boa Vista. A iniciativa faz parte do projeto Periferia Maker, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), e busca democratizar o acesso à tecnologia na periferia da Capital.

Focado em jovens de 15 a 19 anos da zona oeste de Boa Vista, prioritariamente nos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o projeto visa atender moradores dos Bairros Laura Moreira (Conjunto Cidadão), Senador Hélio Campos, Dr. Sílvio Botelho, Santa Luzia, Equatorial, Alvorada e Pintolândia. Também é possível a participação de estudantes bolsistas de programas de pesquisa, extensão ou inovação de instituições de ensino superior públicas (IFRR, UFRR e Uerr).

As inscrições ocorrem de 10 a 20 de agosto, por meio de formulário eletrônico. Para os interessados que não tiverem equipamento com acesso à internet, o campus vai fornecer um espaço para inscrição no dia 16 de agosto, das 14h30 às 17h30, no bloco 2 de Ensino, sala C 07 (Lab. IFMAKER). É necessário comparecer com os documentos listados abaixo:

– RG (ou CNH) no formato .jpg ou .pdf;

– Comprovante de residência no formato .jpg ou .pdf;

– Comprovante de inscrição no "Auxílio Brasil" ou no CadÚnico como beneficiário ou dependente (Folha Resumo emitida pelo Cras ou no site https://cadunico.dataprev.gov.br/#/) no formato .jpg ou .pdf;

– Para estudantes bolsistas de programas de pesquisa, extensão ou inovação de instituições públicas (IFRR, UFRR e Uerr), os documentos a serem anexados são RG (ou CNH) no formato .jpg ou .pdf e comprovante de participação em programa de pesquisa, extensão ou inovação (declaração, atestado, etc.) no formato .jpg ou .pdf.

Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Para cada oficina serão disponibilizadas 12 vagas (totalizando 24). Outras 24 vagas (12 em cada oficina) poderão ser preenchidas por estudantes bolsistas de programas de pesquisa, extensão ou inovação de instituições de ensino superior públicas, desde que possuam computador portátil.

OFICINAS – Serão ofertadas duas oficinas presenciais em períodos distintos, com cinco dias de duração cada uma. A primeira será realizada de 23 de agosto a 20 de setembro (sempre nas quartas-feiras, das 13h30 às 17h30); a segunda, de 27 de setembro a 25 de outubro (também nas quartas-feiras, das 13h30 às 17h30). As duas terão duração de 20 horas, e os participantes vão ter direito à certificação, desde que tenham pelo menos 75% de frequência e média nas avaliações de no mínimo 60 pontos.

PROJETO – O Periferia Maker é uma ação do Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão do IFRR. Coordenado pelo professor do CBVZO Wilson Alves, o projeto também conta com a participação do bolsista Pedro Lucius, estudante do curso Técnico em Comércio da unidade.

Outras informações estão disponíveis no site do projeto. Em caso de dúvida, os interessados podem encaminhar e-mail para o endereço eletrônico periferiamaker@gmail.com.