IFRR lança edital de concurso público com 46 vagas para técnicos e professores

Publicado em 27 de Fevereiro de 2024 às 15:02

Edital está disponível no site www.idecan.org.br. Inscrições vão até 25 de março de 2024

Concurso_público

O Instituto Federal Roraima (IFRR) lançou, nesta terça-feira, 27, dois editais de concurso público que vão reger a contratação de 46 novos servidores, sendo 35 técnicos administrativos em educação (TAEs) e 11 professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A banca responsável pela organização do certame é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

Segundo a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, a iniciativa representa uma forma de valorização e fortalecimento da instituição, além de ser uma ótima oportunidade de ingresso no serviço público federal. “Esse concurso público é uma oportunidade para os que sonham com estabilidade profissional, remuneração atrativa e plano de carreira consolidado. Além disso, é um meio de contribuir para o desenvolvimento local, uma vez que, como servidores, irão atuar na formação de cidadãos”, explicou.

As inscrições poderão ser realizadas de 27 de fevereiro a 25 de março de 2024, por meio do site www.idecan.org.br, no qual será possível acompanhar todas as etapas do concurso público. A taxa de inscrição para professor EBTT é de R$ 140. Já a taxa para os cargos de TAE varia de R$ R$ 70 a R$ 100, dependendo da classe do cargo pretendido.

Pedidos de isenção da taxa devem ser solicitados no período de 27 a 28 de fevereiro de 2024, conforme critérios estabelecidos nos editais. A aplicação da prova objetiva deve ocorrer em 19 de maio de 2024. Posteriormente, para os docentes, haverá ainda uma prova didática.

Para os cargos de TAE, são 35 vagas abertas. Nos níveis médio/técnico, as vagas são para assistente de aluno, assistente em administração, técnico em laboratório, técnico de tecnologia da informação e técnico em agropecuária. Em nível superior, elas estão divididas entre arquivista, bibliotecário, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e tecnólogo (em Gestão Pública, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Aquicultura).

Para os TAEs, os vencimentos básicos variam de R$ 2.120,13 a R$ 4.556,92 (conforme a classe do cargo) para o regime de trabalho de 40 horas semanais. A esses valores poderão ser acrescidos auxílio-pré-escolar, auxílio-transporte e auxílio-alimentação, bem como o incentivo à qualificação, de 10% a 75% do vencimento básico, dependendo da titulação do técnico administrativo.

No caso do cargo de professor EBTT, são ofertadas 11 vagas, divididas entre as áreas de Arquitetura, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Enfermagem, Geografia, Matemática, Sociologia, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguística da Língua de Sinais Brasileira e/ou Ensino da Língua de Sinais Brasileira.

Para os professores EBTT, o vencimento básico é de R$ 4.875,18 para o regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. A esse valor também poderão ser acrescidos auxílio-pré-escolar, auxílio-transporte e auxílio-alimentação, além da retribuição por titulação (RT), que pode chegar a R$ 5.606,46, para quem tem doutorado. Os professores ainda podem ser beneficiados com o reconhecimento de saberes e competências (RSC), um direito previsto para a carreira do Magistério Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com base no art. 18 da Lei 12.772/2012, de 28 de dezembro de 2012.

Atualmente, o IFRR conta com seis unidades, sendo três na capital do Estado de Roraima, Boa Vista, e três nos Municípios de Caracaraí, Amajari e Bonfim. O último concurso para o instituto ocorreu em 2019 e ofertou 64 vagas.

Acesse os editais e outras informações sobre o concurso público do IFRR nos links abaixo:

Edital para técnicos administrativos em educação

Edital para professores EBTT

Ascom/IFRR