IFRR certifica mais de 100 técnicos em agropecuária em Mucajaí

Publicado em 29 de Setembro de 2023 às 14:34

A formatura ocorre nesta sexta-feira, 29, às 18 horas, no cenário da Paixão de Cristo

Turma_Tecnico_em_Agropecuaria_-_Mucajai_2-fb259ffeb4eb40f19fe74ed6132c0a82

Nesta sexta-feira, 29, a partir das 18 horas, o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio do Campus Amajari (CAM), norte de Roraima, realiza a formatura de 108 novos técnicos em agropecuária, que fizeram o curso na modalidade Educação a Distância (EAD). O evento ocorre no cenário da Paixão de Cristo.

Subsequente ao ensino médio, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio e busca uma formação complementar, o curso em EAD é resultado de parceria entre o Campus Amajari, a Prefeitura de Mucajaí e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (Faepi) do Ifam. Da turma inicial de 150 alunos, 72% vão cruzar a linha de chegada e receber o certificado.

O objetivo do curso Técnico em Agropecuária subsequente em EAD é qualificar estudantes do Estado de Roraima, especialmente do Município de Mucajaí, possibilitando aos futuros profissionais aptidão para o exercício na sua área de atuação.

Segundo a coordenadora do curso, Edileia Araújo, a oferta atendeu estudantes de vários municípios e, com isso, pessoas de ao menos 10 dos 15 municípios participaram. “O curso pode atender estudantes dos mais diversos municípios, entre eles Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, Alto Alegre, Cantá, Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari e Normandia”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, o curso, com carga horária total de 1.200 horas, teve duração de um ano e meio e respeitou a porcentagem mínima de 20% dos encontros presenciais, realizados em Mucajaí, além de culminâncias no CAM e visitas técnicas à Embrapa e a uma fazenda local.

A reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, destaca que a entrega desses profissionais formados ao mundo trabalho é fruto de uma ação pioneira no IFRR, com a realização de uma parceria tripartite entre o instituto, Faepi e Prefeitura de Mucajaí e para ela reflete na dedicação das equipes do instituto na busca e formalização de parceria para poder ampliar o raio de atuação da instituição e o acesso ao ensino em Roraima.

“Somos cientes que sozinhos tudo é mais desafiador e por isso, nos dedicamos tanto para formarmos cada vez mais parcerias. Essa união entre instituições só tem resultados positivos a serem colhidos em todo o estado, com mais pessoas formadas e profissionais com preparo para a contribuir de maneira significativa no desenvolvimento do estado”, declarou.

Moradora de uma área rural do Município de Iracema, a formanda Elisângela Alves relata que o curso surgiu em uma boa hora e que foi importante aproveitar essa oportunidade. “Como a gente mora em área rural, o curso nos ajudou a ter conhecimentos que vão nos ajudar no dia a dia, por exemplo, a adubar, a usar a quantidade certa de água, o tempo certo, que antes a gente não sabia. Aprendi que as plantas não dependem só de água e terra. Elas também precisam de adubo, tempo certo, porque, se não, não evoluem”, disse.