IFRR assina convênio para captação de recursos em programa de incentivo à bioeconomia

Publicado em 24 de Outubro de 2023 às 16:02

Mais de R$ 800 mil devem ser investidos em projeto que busca o desenvolvimento de tecnologias para produtos de açaí

Açaí_divulgação internet

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) firmou um convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do Instituto Federal do Amazonas (Faepi/Ifam).

A intenção é desenvolver o projeto denominado “Novas tecnologias de fabricação para produtos de açaí: embalagem inteligente para peixes, fruit roll (fruit leather) e suco de açaí”. Conforme previsto no convênio, estima-se o investimento total de R$ 875 mil durante a execução dos trabalhos, que terão a duração de 12 meses. O recurso financeiro é proveniente do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), coordenado pelo Idesam.

Danielle Cunha, professora do Campus Amajari e coordenadora do projeto no IFRR, explicou que ele é pioneiro em Roraima no PPBio e tem como objetivo desenvolver produtos inovadores para fortalecer a cadeia produtiva do açaí e impulsionar a bioecnomia na região. “Este é o primeiro projeto com recursos da PPBio que vem para o Estado de Roraima e para o IFRR. Ele passará pelas etapas de desenvolvimento dos produtos, padronização da produção e preparação para o mercado, com conclusão prevista para novembro de 2024”, informou.

Conforme a professora, o projeto é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos. “Inicialmente, trabalhei com o açaí-juçara (açaí da Mata Atlântica) e, atualmente, trabalho com o açaí do norte (Floresta Amazônica). Em 2021, ganhei reconhecimento com projeto enviado para o prêmio Elos da Amazônia, o que culminou nas conversas com o Idesam e a adesão do projeto no PPBio”, contou Danielle.

Ela salienta que a aprovação de projetos de instituições públicas como o IFRR contribui para que a sociedade conheça o trabalho e a capacidade do serviço e dos servidores públicos. “Projetos como este, escritos por profissionais pertencentes ao instituto, são importantes, pois mostram a capacidade da instituição, o que possibilita mais investimentos e contribui para a busca pelos cursos ofertados nos campi, consolidando o IFRR como referência na educação”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRR, professor Romildo Nicolau Alves, destacou que esse é um projeto muito relevante para a instituição e para o estado. “Sabemos que o açaí é um produto extremamente importante para o ambiente amazônico e esse projeto vem fortalecer e melhorar a sua cadeia produtiva, nos fortalecendo também enquanto instituição de educação, ciência e tecnologia em Roraima e no ambiente amazônico”, falou.

PPBio – é uma política pública da Suframa, que tem como missão realizar a conexão do Polo Industrial de Manaus (PIM) com a biodiversidade da Amazônia, por meio da captação de recursos obrigatórios de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas do PIM, e sua transformação em novos negócios e tecnologias de bieconomia na Amazônia. O Idesam é o coordenador do PPBio desde 2019, atuando na sua execução em parceria com um conjunto de Instituições de Educação, Ciência e Tecnologia, que executam projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.