GP INOVAÇÃO – Edital disponibiliza R$ 90 mil a projetos de grupos de pesquisa do IFRR

Publicado em 22 de Agosto de 2023 às 09:00

Período de inscrição é de 25 de agosto a 24 de setembro de 2023. Três propostas serão selecionadas para receber R$ 30 mil cada uma

1 - Projeto da produção de alevinos de tambaqui - Extrusão da fêmea, bacias de fertilização e estudante realizando os movimentos para fertilização dos ovos - Ft Divulgacao

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi) e de sua Agência de Inovação (Agif), publicou o Edital 21/2023/GP Inovação, de fomento ao desenvolvimento da pesquisa aplicada e da inovação por meio dos grupos de pesquisa (GPs) da instituição de ensino.

Serão selecionados três projetos para cada um receber auxílio financeiro de R$ 30 mil, totalizando R$ 90 mil de investimentos para inovação. As submissões das propostas ocorrem de 25 de agosto a 24 de setembro de 2023, exclusivamente por meio do preenchimento e do envio dos formulários disponíveis no Sistema Único da Administração Pública (Suap), que podem ser acessados pelo link https://suap.ifrr.edu.br/pesquisa/editais_abertos/.

O objetivo do edital é fortalecer e consolidar os GPs do IFRR por meio do fomento às atividades desenvolvidas por grupos de pesquisa cadastrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), buscando a promoção de publicação científica, desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos com foco em inovação e energias renováveis.

Para inscrever o projeto, o proponente deve preencher os campos obrigatórios para inscrição conforme as orientações do Roteiro de Preenchimento do Projeto de Pesquisa (anexo I), disponível no Suap, e encaminhar a documentação completa prevista no item 9 do edital, exclusivamente via internet, por meio do Suap, na aba “Anexos do Projeto de Pesquisa”, até à data limite de submissão das propostas.

Serão apoiados projetos que contemplem soluções inovadoras aderentes em duas linhas temáticas ofertadas no edital: 2 projetos na linha 1 – “Desenvolvimento de pesquisa aplicada e de inovação de caráter não energético”; e 1 projeto na linha 2 – “Projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de energia renovável”.

DATAS

Conforme o cronograma, a divulgação das inscrições homologadas será feita no dia 26 de setembro; o resultado preliminar, no dia 25 de outubro; e o resultado final, no dia 7 de novembro de 2023. O período de execução do programa (atividades e financeiro) ocorre de 20 de novembro de 2023 a 19 de maio de 2025. O edital está disponível no site IFRR: https://reitoria.ifrr.edu.br/agif/editais/gp-inovacao-2023.

Principais datas:

18/8/2023 – Publicação do edital

21/8 a 22/8/2023 – Impugnação do edital

23/8/2023 – Apreciação dos pedidos de impugnação do edital

24/8/2023 – Respostas aos pedidos de impugnação e divulgação da versão consolidada do edital (se houver)

25/8 a 24/9/2023 – Período de inscrição dos projetos

26/9/2023 – Divulgação das inscrições homologadas

25/10/2023 – Divulgação do resultado preliminar

07/11/2023 – Divulgação do resultado final

20/11/2023 a 19/5/2025 – Período de execução do programa (atividades e financeiro)