Egressos da primeira turma de Agronomia do IFRR são aprovados em mestrado

Publicado em 10 de Agosto de 2023 às 20:00
Bruna Branco - JORNALISTA

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (Posagro/UFRR) contará com dois agrônomos formados pelo Campus Novo Paraíso

6

Dois ex-alunos do curso de Bacharelado em Agronomia ofertado pelo Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR) receberam aprovação no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (Posagro/UFRR). Os agrônomos são egressos da primeira turma do curso. Eles colaram grau em maio de 2023.

Heloisa Kelly é uma das aprovadas na seleção. Natural de Rorainópolis, ela contou que foi aluna alojada da unidade nos anos de graduação. A jovem, de 24 anos, revelou que recebeu com muita alegria o resultado da classificação para o mestrado. “O CNP teve grande importância para que eu pudesse dar esse passo. O tempo que passei como graduanda em Agronomia teve grande impacto sobre minha vida; trouxe crescimento profissional e pessoal. Agradeço primeiramente a Deus as oportunidades que tem me dado, e aos professores, que tanto incentivaram, mostrando "ganchos" para que eu pudesse avançar na minha formação [...] Com esse resultado, pude ver que, com esforço e dedicação, tudo é possível”, disse emocionada a nova mestranda. Ainda conforme Heloisa, se não fosse o apoio com alojamento, em sua época de estudante no IFRR, sua permanência no curso não seria possível.

Outro aprovado foi Anderson Peixoto. Aos 24 anos e natural de Rorainópolis, ele conta que está realizado e feliz com a aprovação. “Há muitos anos nunca passou pela minha cabeça chegar aonde já cheguei com tão pouca idade. Era apenas um jovem com o sonho de ser formado em algo, e hoje posso dizer que fiz a melhor escolha vindo para o IFRR, que me proporcionou momentos inesquecíveis e um grande conhecimento”, relatou.

Anderson é um exemplo da verticalização do ensino no IFRR, pois também foi estudante do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. “Depois de oito anos de instituição, não tenho dúvida nenhuma de que essa é a profissão que eu nasci pra exercer. Sou apaixonado e nunca vou me cansar de estudar”, confessou.

Para o coordenador do curso de Bacharelado em Agronomia, professor Ivanilson Lucena da Silva, esse é o reflexo da dedicação dos estudantes. “Nossos alunos puderam aproveitar todas as oportunidades oferecidas pelo CNP durante os cinco anos de formação. Resultados assim nos motivam e nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, disse.

Conforme a diretora-geral do CNP, Vanessa Vasconcelos, esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação dos profissionais do CNP e da política de inserção dos estudantes do IFRR desde cedo na iniciação científica e na pesquisa aplicada em sua rotina de estudos. “Ficamos felizes em estar entregando profissionais e pesquisadores produtivos ao mundo do trabalho e que desejam aplicar-se à pesquisa científica”, declarou.

O curso de Agronomia do CNP foi implantado em 2018, depois de diversas consultas à comunidade. A primeira turma, que iniciou com 35 alunos, enfrentou os anos de pandemia e teve de se adaptar às aulas em formato híbrido. Ao todo, o campus formou 11 novos agrônomos. Anderson e Heloisa não foram os primeiros aprovados em um curso de mestrado. O egresso Ronielly Barbosa teve a colação de grau antecipada, em março de 2023, por ter sido aprovado em 1.° lugar para o mestrado em Agroecologia da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), na linha de pesquisa escolhida.

Inserido no bioma amazônico, o curso forma profissionais com conhecimentos técnico-científicos e visão socioeconômica e política que lhe permitem atuar, de forma efetiva e eficiente, no desenvolvimento local e regional, priorizando as políticas públicas para o campo, por exemplo, a pluriatividade e a segurança alimentar. O agrônomo pode atuar em produção e sanidade vegetal, zootecnia, solos, engenharia rural, manejo e inventário florestal, agroindústria, tecnologia de alimentos, entre outas áreas.

11/8/23