Egressa do IFRR Amajari é aprovada em 1º lugar em mestrado de Zootecnia na federal de Mato Grosso

Publicado em 20 de Dezembro de 2023 às 09:11

Esther Assunção, Técnica em Agropecuária pelo Campus Amajari e cola grau em Zootecnia pela UFRR em fevereiro de 2024, sonha tornar-se professora

Esther Assunçao em atividades do curso de Zootecnia - Fts Arquivo Pessoal  (2) - Copia
Esther Assunçao em atividades do curso de Zootecnia - Fts Arquivo Pessoal (2) - Copia

Nascida em Roraima e filha de nordestinos, Esther Morais da Silva Assunção, 23 anos, egressa do curso Técnico em Agropecuária do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CAM) de 2017, foi aprovada 1º lugar no mestrado de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.

A confirmação da aprovação saiu nesta terça-feira, 19 de dezembro, e mesmo parecendo pretensão à primeira vista, Esther acreditava na conquista de uma vaga, visto todo empenho e dedicação no decorrer da graduação. Como desde que estudava no IFRR nutre o sonho da docência, focou em atividades como monitoria, produção de artigos, projetos de iniciação científica, participação em grupo de pesquisa, entre outros.

Apresentação do TCC em Zootecnia - Arquivo Pessoal

Numa seleção formada por três fases, entre elas a análise curricular, esse fator foi de peso e causador de surpresa à egressa. “Quando eu recebi a notícia, fiquei em choque. Eu esperava ser aprovada, mas não em primeiro lugar, mas como eu tive uma graduação muito participativa, então, o que mais fez eu ficar nessa posição foi meu currículo”, disse.

O desafio de mudar de cidade em busca de realizar seu sonho não será novidade para a egressa. Aos 15 anos, teve de deixar a família na vicinal Bom Jesus, próximo à Serra do Tepequém, município de Amajari, para estudar no Campus Amajari. Mas não foi só. Devido às dificuldades com transporte e outros fatores, morou no alojamento durante o ensino médio. Só retornava para casa aos finais de semana.

Esther Assunçao em atividades do curso de Zootecnia - Fts Arquivo Pessoal  (8)

Essa mesma rotina foi seguida por dois dos três irmãos. Somente a irmã mais velha não estudou no IFRR-CAM, mas formou-se em Química pela Universidade Estadual de Roraima. O irmão fez o ensino técnico e o superior em Aquicultura, e a outra irmã concluiu o ensino médio neste ano (2023).

Para Esther, o período de Instituto Federal foi essencial para a escolha de uma profissão. “No IFRR eu sempre falo que a gente tem o privilégio de ter professores mestres e doutores, ou seja, pessoas tão qualificadas. Boa parte da minha trajetória eu sei que os professores e os técnicos do IFRR foram essenciais, assim como na graduação. Mas no IFRR eu falo que foi mais, porque a gente sai do ensino fundamental sem saber muito o que se quer. E o IFRR, para mim, é uma instituição desenvolvida, com muita prática, e esse contato me deu certeza da área que eu queria, que foi fazer o curso de Zootecnia, agora o mestrado e futuramente o doutorado. O IFRR teve grande importância para escolha da minha carreira, principalmente por abrir esse leque de oportunidades”, compartilhou.

PRÓXIMOS – Há poucos dias, Esther defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso de Zootecnia, e em fevereiro, cola grau pela Universidade Federal de Roraima, e já recebe a notícia da aprovação no mestrado, na linha de pesquisa Produção e Nutrição de Ruminantes. A previsão de início das aulas é março de 2024.

Rebeca Lopes

Fotos: Arquivo Pessoal