Campus Boa Vista é palco da cerimônia de abertura. Que comecem os jogos!

Publicado em 6 de Agosto de 2023 às 20:00

Nesta edição, um total de 288 atletas-estudantes devem participar das 10 modalidades disponíveis

A abertura oficial do JIFs ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 7, com a apresentação das delegações dos cinco campi do IFRR

Esta segunda-feira, 7, começou quente no IFRR. Tudo porque mais de 200 estudantes-atletas se preparam para o “play” das partidas pelos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2023. A cerimônia de abertura já deu um “spolier” do que vai ser a edição deste ano: um clima de animação e concorrência no último grau.

As cinco delegações dos campi do IFRR abrilhantaram a noite desta segunda no CBV, onde as comissões organizadoras e a gestão do instituto deram as boas-vindas para os atletas e as atletas participantes e declararam os jogos oficialmente abertos.

Entusiasta das atividades esportivas, a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, que fez questão de acompanhar o evento inicial da etapa estadual dos JIFs de Minas Gerais, onde participa de reunião do Conif, declarou que as expectativas estão altas para a edição deste ano.

“Nossas equipes estão cada dia mais motivadas com o trabalho desenvolvido por professores e professoras, além de técnicos e técnicas específicos de cada modalidade, com os atletas e as atletas participantes. Além disso, acredito que conta muito a estrutura que estamos conseguindo disponibilizar para os treinos, como as novas quadras que entregamos em alguns campi recentemente, e outras melhorias estruturais. Estaremos na forte torcida e trabalhando também para levar o máximo de atletas para as próximas etapas”, disse Nilra Jane.

O presidente da Comissão Organizadora do JIFs etapa estadual, Allan Mesquita, informou que este ano foi registrado um total de 288 inscrições de estudantes-atletas dos cinco campi do IFRR. “Ao todo serão 10 modalidades em disputa e os atletas e as atletas vencedoras poderão ir para a próxima fase, que é a regional no Amazonas, no mês de setembro”, explicou.

Entre as equipes a certeza é que competições acirradas virão pela frente. O estudante do CAM, Dean Lucas, disse que a expectativa é a de levar a vitória para a unidade de ensino do Norte do estado. “Sabemos que essa iniciativa ajuda a integração entre estudantes e esperamos uma boa competição para todos os campi, mas que o CAM saia vitorioso”, declarou.

Já a estudante do CBVZO, Emilly Vitória, acredita que o título de campeão irá para a unidade em que estuda. “Temos treinado bastante porque é uma imensa satisfação poder representar o nosso campus nos Jogos dos Institutos e socializar com todas as pessoas que encontramos em um evento assim. E com esse preparo e animação acreditamos que temos condições de garantir o título para o zona oeste”, afirmou.

Além da apresentação das delegações e do juramento dos competidores e competidoras, o evento contou com apresentações culturais com música e dança, acompanhadas da entrega de medalhas e troféus do último Jogos Eletrônicos das Instituições Federais (eJIFs) dando uma prévia das comemorações que estão por vir.

Confira aqui a matéria completa sobre a premiação do eJIFs.

JOGOS – Depois da abertura oficial, o pontapé dos jogos ocorre a partir desta terça-feira, 8, nos períodos da manhã, da tarde e da noite, com as modalidades de tênis de mesa, judô, basquete e natação (CBV), e vôlei de praia (CBVZO) e atletismo (Parque Anauá). Confira a tabela completa com a programação dos jogos aqui.

JIFs   Os Jogos dos Institutos Federais têm o objetivo de estimular a prática de esportes e incentivar a integração entre estudantes, servidores e servidoras, e comunidade em geral, visando, como consequência, à formação cidadã.

Em Roraima, o público-alvo do evento são estudantes com matrículas regulares nos cursos presenciais ofertados pelos cinco campi do IFRR, com  até 19 anos de idade completados em 2023 e com frequência superior a 75%.

A etapa estadual prevê competições em dez modalidades, sendo cinco individuais e cinco coletivas, com a participação de um total de 289 estudantes-atletas do IFRR inscritos.

Conforme o calendário dos JIFs 2023, a etapa regional, com a participação de atletas que passaram pelas seleções estaduais, está programada para ocorrer no mês de setembro, em Manaus (AM) e a nacional em Fortaleza (CE), no período de 23 a 27 de outubro.