CAMPUS AMAJARI – Unidade do IFRR no norte do estado certifica novos técnicos e tecnólogos nesta sexta-feira, 23

Publicado em 22 de Junho de 2023 às 20:00
Bruna Branco - JORNALISTA

28 estudantes colam grau, sendo 26 técnicos em agropecuária e dois tecnólogos em aquicultura

2D2A7013

Nesta sexta-feira, 23, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) realiza a formatura de 28 estudantes da unidade. Destes, 26 são da turma do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, e 2 colam grau no curso superior de Tecnologia em Aquicultura. A cerimônia ocorre no centro de convivência do campus, a partir das 19 horas.

A turma do curso Técnico em Agropecuária iniciou os estudos em janeiro de 2020, e só pôde concluí-los em 2023, em razão da pandemia da covid-19. Para a diretora de Ensino do CAM, professora Anna Maria, essa conquista é motivo de muita alegria. “Estamos muito felizes porque, após o retorno das aulas presenciais, essa turma mostrou-se extremamente dedicada, principalmente às atividades técnicas [...] Logo, é uma turma que nos deixa orgulhosos, e tenho certeza de que conseguimos formar bons profissionais”, disse.

Andrey Berg, de 18 anos, é um dos formandos do curso Técnico em Agropecuária. O jovem relata que o sentimento de estar formado e ter concluído uma nova etapa de sua vida escolar, saindo do ensino médio com uma certificação técnica, é de muita de felicidade. “Gosto muito da área de agrárias e, no período de pandemia, foi complicado adaptar-me, pois no interior é difícil o acesso à internet. Os professores entregavam os materiais impressos, e, com o tempo, o campus providenciou um notebook para que eu pudesse acompanhar as aulas com mais facilidade”, contou.

Ele ingressou na instituição em 2020, ano de pandemia, quando as aulas tiveram de ser ministradas remotamente. “Tinha um acompanhamento do IFRR, que me ajudou bastante. Os professores e os coordenadores tinham a preocupação de acompanhar meus estudos. Meus planos agora são estudar agronomia e trabalhar na área de que gosto. Espero que eu possa fazer aquilo que tanto quero. Não tenho palavras para avaliar a importância do IFRR e do CAM na minha vida escolar. Na minha região, há várias comunidades próximas, e o CAM agrega outros municípios e acolhe todos os alunos. Vou levar essa experiência pra sempre. Fui aluno alojado, convivi com outras pessoas de diversas culturas e etnias, e aprendi a ter empatia. O IFRR prepara o aluno para a universidade, e quem passou pela instituição também está preparado para a vida”, disse o novo técnico.

Conforme a diretora-geral do CAM, professora Pierlângela Cunha, esse momento de colação de grau do curso técnico e de outorga de grau do curso superior é muito importante para a instituição e para o campus. “Esse é o resultado do trabalho desenvolvido durante o período da pandemia, e, após todo o processo por que passamos, é muito gratificante ver que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, a equipe, os estudantes, os pais e os responsáveis se dedicaram para que houvesse o êxito dessa turma”, declarou.

Ainda segundo Pierlângela, com essa certificação o CAM disponibiliza técnicos e tecnólogos qualificados para o mundo do trabalho, que vão poder contribuir para o desenvolvimento de Roraima. “Estão aptos a continuar sua formação na universidade ou empreender em suas próprias localidades. Então, a formação do IFRR propicia varias oportunidades a esses estudantes que estão concluindo seus cursos”, completou.

22/6/23