Abertas inscrições para o Encontro do Pibid e do Residência Pedagógica do IFRR

Publicado em 22 de Fevereiro de 2024 às 13:40

Voltado para estudantes, professores do IFRR e profissionais da educação básica de Roraima, o evento será realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro

Ensino

Nos dias 28 e 29 de fevereiro, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), será realizado o Encontro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica (RP).

Voltado para estudantes e professores do IFRR, em especial os participantes desses programas no instituto, além de profissionais da educação básica de Roraima, o evento vai discutir o tema “Diálogos e vivências da formação inicial”. A programação conta com discussões e relatos de experiências sobre a importância dos programas para a formação docente.

A palestra de abertura ocorrerá a partir das 15 horas do dia 28 e será proferida pela professora convidada Cristiane Johann, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Pibid e do Residência Pedagógica. Interessados em participar do evento devem realizar sua inscrição gratuitamente pelo link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/evento/361/.

Segundo a coordenadora institucional do Pibid no IFRR, Luciana Leandro, o encontro vai proporcionar aos participantes conhecimentos sobre as ações que estão sendo realizadas por meio dos programas nas áreas de Educação Física, Matemática e Biologia. “Esperamos que todos possam vivenciar momentos de aprendizagem e troca de experiências com essa ação, que foi organizada pela comissão com muito carinho e dedicação”, disse.

O coordenador institucional do Residência Pedagógica no IFRR, André Triani, também destaca o caráter integrativo da ação. “Será uma oportunidade de compartilhamento de experiências entre os participantes dos programas, promovendo a integração entre os alunos das licenciaturas participantes e contribuindo para o processo formativo desses acadêmicos”, conta.

LANÇAMENTO – A partir das 18h30 do dia 28, haverá o lançamento do Fórum Permanente das Licenciaturas com a realização da mesa-redonda “A formação docente e as perspectivas para os cursos de licenciatura no IFRR”, que contará a participação da professora da Universidade Federal de Roraima Leuda Evangelista e das professoras do IFRR Joelma Fernandes e Lana Cristina Barbosa de Melo. A mediação será feita pela técnica em assuntos educacionais do instituto Isabela Couto Torres.

O lançamento será um momento de reflexão e discussão sobre a formação docente. Servidores e estudantes do IFRR podem participar, além do público externo.

Programação do encontro