Projetos de Extensão

Título Resumo Coordenador Unidade Situação Início do projeto Fim do projeto
BOLA DE OURO O projeto Bola de Ouro ofertado a mais de trinta anos no Campo de Futebol do Campus Boa Vista – IFRR, promove atividades de práticas esportivas de futebol que visam estimular a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRR e de membros da comunidade externa como, também, intensifica as relações de integração e o respeito mútuo entre os participantes. Walter de Oliveira Paulo CBV Em execução 1 de Abril de 2024 31 de Março de 2025
AMIGOS DO IFRR O projeto Amigos do IFRR ofertado a mais de trinta anos no Campo de Futebol do Campus Boa Vista – IFRR, promove atividades de práticas esportivas de futebol que visam estimular a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRR e de membros da comunidade externa como, também, intensifica as relações de integração e o respeito mútuo entre os participantes. Walter de Oliveira Paulo CBV Em execução 1 de Abril de 2024 31 de Março de 2025
Projeto Musical Campus em Harmonia O projeto de música tem como objetivo oferecer aulas de instrumentos musicais para jovens e adultos interessados ​​em aprender a tocar um instrumento ou aprimorar suas habilidades musicais. As aulas serão ministradas por professores que irão fornecer orientação individualizada para cada aluno, adaptando o currículo às necessidades e interesses individuais de cada um.Os alunos terão a oportunidade de aprender instrumentos, como violão, teclado e canto. Além das aulas individuais, também haverá aulas em grupo, onde os alunos poderão praticar em conjunto e desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.O projeto também incluirá apresentações regulares para o público, permitindo que os alunos mostrem seus talentos e desenvolvam confiança em suas habilidades musicais. As apresentações também ajudarão a promover a música na comunidade local e aumentar a conscientização sobre a importância da educação musical.Em resumo, o projeto de música oferece uma experiência enriquecedora e divertida para aqueles que desejam aprender um instrumento ou aprimorar suas habilidades musicais, enquanto desenvolvem um senso de comunidade e colaboração.  Jerusa Soares da Rocha CBV Em execução 1 de Abril de 2024 2 de Dezembro de 2024
BRINCADEIRAS INDÍGENAS: A PRÁTICA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO CAMPINHO EM BOA VISTA O projeto tem como finalidade a culminância das ações realizadas durante o semestre sobre o assunto das disciplinas Educação Indígena, Metodologia do Ensino, História da Educação, Ginástica Geral e Ética Profissional. Esta atividade integradora oportunizará aos alunos vivenciarem parte do processo educacional em uma Comunidade Indígena por meio de atividades práticas que possibilitem o desenvolvimento de ações teórico-práticas a partir de conteúdos abordados no decorrer dos componentes curriculares supramencionados, parte da formação acadêmica dos estudantes do Módulo I de Licenciatura em Educação Física. Jerusa Soares da Rocha CBV Em execução 18 de Março de 2024 18 de Junho de 2024
Nadar é Preciso RESUMOA natação foi utilizada pelo homem na antiguidade como um meio de sobrevivência para escapar de predadores. Na Grécia antiga, a prática integrava o treinamento de guerreiros e também era utilizada para conseguir alimento através da pesca. Somente em 1800, na Europa, que a natação tornou-se um esporte, onde os primeiros torneios e provas isoladas começaram a acontecer. A história da natação no Brasil começou oficialmente em 1897, quando a fundação da União de Regatas Fluminense foi criada e, após um ano, o primeiro Campeonato Brasileiro de Natação aconteceu no Rio de Janeiro. De lá para cá, novas modalidades surgiram e a lista de benefícios que a prática traz aumentou, o que fez o esporte ser um dos mais populares no país. A natação, por ser uma atividade aeróbica, promove a liberação de endorfina, hormônio relacionado ao aumento do bem-estar, disposição, concentração e aumento da resistência imunológica.  O projeto NADAR É PRECISO vai oportunizar a prática da natação aos servidores ativos e aos aposentados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, o Campus Boa Vista irá contribuir com o desenvolvimento da saúde e do bem estar na vida dessas pessoas.  Com a proposta deste projeto de forma gratuita o Campus Boa Vista  oferecerá a eles a oportunidade de socializar, aperfeiçoar, aprender e desenvolver o gosto pela prática esportiva da Natação. Essa atividade física que será ofertada aos servidores ativos e aposentados será desenvolvida, através de uma metodologia que estimule a participação, a interação, a cooperação, e a motivação dos participantes. Ao termino do projeto pretende - se alcançar a socialização dos participantes através das atividades aquáticas propostas no projeto. Moacir Augusto de Souza CBV Em execução 12 de Março de 2024 12 de Dezembro de 2024
Natação Adaptada O projeto Natação Adaptada será desenvolvido no campus Boa Vista, duas vezes por semana, totalizando uma carga horaria de 2h semanais, tem como Objetivo Geral Oportunizar as pessoas com deficiência da comunidade, a pratica da natação, para promoção da saúde e desenvolvimento desportivo, por meio de atividades orientadas de treinamento. O projeto será desenvolvido durante o ano de 2024 na piscina do campus Boa Vista/IFRR em três fases distintas: Fase 1 - Iniciação ao Meio Liquido; Fase 2 - Aprendizagem dos Nados e Fase 3 - Treinamento. O esporte é capaz de mudar a vida de muita gente. Isso inclui também pessoas com alguma deficiência. De acordo com Winnick (2004), a Educação Física adaptada designa um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e dança, além de jogos e esportes individuais e coletivos: um programa elaborado para suprir as necessidades especiais dos indivíduos. Neste sentido, o programa de natação adaptada possui inúmeros benefícios, sendo físicos e cognitivos aos alunos com deficiência física. Quanto ao acompanhamento o projeto será avaliado bimestralmente, pela coordenação, serão avaliados o desenvolvimento da fase de execução. Quanto aos resultados o projeto irá : Proporcionar a possibilidade ao aluno com Deficiência Física a pratica da natação e  Formar equipe de natação adaptada do IFRR. Nadson Castro dos Reis CBV Em execução 11 de Março de 2024 16 de Dezembro de 2024
AUTISMO - Grupo de apoio: cuidando de quem cuida O diagnóstico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode gerar no núcleo familiar problemas físicos e psicológicos devido às exigências que o transtorno acarreta. O projeto tem como objetivo geral realizar atividades de apoio coletivo para os pais e familiares de crianças e adolescentes com TEA e proporcionar atividades recreativas e esportivas durante estes encontros. Para isso, serão realizadas atividades como rodas de conversa com formação de grupo de Ajuda Mútua denominado "Cuidando de Quem Cuida" e eventos comemorativos para as famílias e com profissionais qualificados que possibilitarão esclarecimentos de dúvidas e reflexões no período de março a dezembro de 2024. Além disso, nestes momentos, serão proporcionadas atividades recreativas e esportivas com as crianças autistas. Espera-se que sejam incentivados momentos para relatar e compartilhar as experiências relativas ao autismo. O grupo de apoio terá o intuito promover um espaço onde os pais possam compartilhar seus sentimentos e receber um suporte emocional.  Palavras-chave: Família. Transtorno do Espectro do Autismo. Programa de Apoio. Inclusão Escolar. Cristiane Pereira de Oliveira CBV Em execução 20 de Março de 2024 31 de Dezembro de 2024
PROJETO DESENVOLVER: Programa de Exercícios Multimodais para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças O desenvolvimento infantil com olhar neuropsicomotor, deve-se relacionar as etapas de habilidades a serem adquiridas, em relação as faixas etárias e à formação dos principais pilares psicomotores. Com isso, os programas de intervenção de exercícios multimodais (atividades físicas variadas) podem ser uma possibilidade na melhoria e/ou recuperação do desempenho psicomotor de crianças. Este projeto tem como objetivo geral aplicar um programa de exercícios multimodais para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças entre 3 e 10 anos. Este programa de exercícios físicos será aplicado durante 3 meses com frequência semanal de UMA vez, com duração de cada sessão de 60 minutos. O plano de intervenção contará com as seguintes modalidades de exercícios: funcional kids, esportes, dupla-tarefa, motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espaço- temporal, lateralidade, agilidade, sensoriais, na natureza. Serão selecionados 72 crianças típicas e atípicas de ambos os sexos ao total. Esperamos possibilitar às crianças atendidas, através das diversas atividades físicas planejadas, uma ampliação de suas experiências motoras, enriquecendo o repertório de habilidades motoras capaz de ajudá-las a competir com as crescentes exigências do meio em que interage e possibilitando melhorias em suas variáveis físicas e motoras, já que com o isolamento social, elas podem estar com baixo desempenho motor. Eliana da Silva Coelho Mendonca CBV Em execução 10 de Novembro de 2023 22 de Março de 2024
Ondas Sonoras, transformando vidas! Projeto voltado para a comunidade interna e externa, voltado para a musicalidade. Projeto será desenvolvido em etapas, compreendendo o processo de divulgação, seletiva para o público ao qual irão compor a banda de músicos, ensaios contínuos, oferta de palestra, workshop e minicurso, além da promoção de eventos com apresentações musicais. Marilda Vinhote Bentes CBV Em execução 18 de Julho de 2023 29 de Março de 2024
SUPERAÇÃO 60+ O projeto irá realizar atividade física e recreação com 100 idosos de Boa Vista, homens e mulheres, na faixa etária de 60 à 70 anos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos participantes.As atividades ocorrerão de abril a novembro de 2023, dias de terça-feira e quinta-feira, das 18h as 20h, no Campus Boa Vista,  utilizando alternadamente, a pista de atletismo, campo de futebol, piscina, sala de dança, sala de tênis de mesa e sala de musculação.Os acadêmicos de Licenciatura em Educação Física envolvidos no projeto irão adquirir experiência prática nas ações e o proponente deste projeto terá ação contundente no desenvolvimento das atividades, além de fomentar o caráter pedagógico do esporte como atividade interdisciplinar e sua formação social na formação do cidadão integro.  Este projeto visa  contribuir para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem e melhoria da qualidade da educação, além de favorecer o rendimento dos estudantes e a melhoria da qualidade de vida dos participantes.  Marcello da Silva Soares CBV Em execução 24 de Abril de 2023 30 de Novembro de 2023
“Música para todos: ensinando a música por meio da flauta doce às crianças do bairro Laura Moreira” ResumoO presente projeto visa promover aulas de flauta doce e teoria musical através do uso de canções melódicas que valorize a apreciação, o raciocínio lógico, a percepção musical e expressividade desses estudantes. Essas aulas serão voltadas às crianças de 8 a 10 anos de idade, moradores do bairro Laura Moreira do entorno do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). As atividades serão realizadas por meio do processo de musicalização, no qual explora experiências sonoras, jogos e brincadeiras, além de composições e improvisações diversas. Nas etapas metodológicas utilizaremos partituras de música, a flauta doce e livros de teoria musical. Para avaliar a aprendizagem desses estudantes, faremos apresentações culturais no próprio Campus e em escolas do bairro que ficam próximas ao CBVZO.  Com o desenvolvimento deste projeto espera-se auxiliar essas crianças no desenvolvimento da percepção e da psicomotricidade, seja tocando ou explorando livremente o sua percepção musical, ou participando de uma brincadeira musical. Ao longo das atividades haverá acompanhamento por meio de frequência dos participantes nos ensaios e avaliação dos impactos do projeto entre as crianças atendidas. Valerio Ramalho da Silva CBVZO Em execução 2 de Maio de 2023 27 de Outubro de 2023
Cidadania ativa na 3ª idade: Resgatando e valorizando o papel social do idoso.  Este projeto tem como objetivo proporcionar a integração social entre os idosos do município de Bonfim, por meio  de oficinas que permitam a troca de experiências, vivências e saberes. Para tanto, propomos como metodologia a colaboração de idosos que possuam formação técnica, habilidades tácitas e notório saber, de forma que estes possam contribuir repassando seus conhecimentos a outros idosos, promovendo assim a integração  e o compartilhamento de saberes e habilidades dentro das relações estabelecidas, pois enquanto um grupo transmite os conhecimentos acumulados ao longo da vida, o outro grupo é beneficiado se apropriando destes conhecimentos e ajudando a ressignificá-los tornando-os úteis em âmbitos práticos de suas próprias vidas. Para concretizar esta metodologia, dividimos o projeto em 4 fases, a saber: a primeira consistirá na divulgação do projeto na comunidade; na segunda etapa serão realizadas inscrições dos interessados e identificados os idosos que irão compor os dois grupos de participantes; a terceira será reservada para orientações e esclarecimentos de dúvidas junto ao grupo que irá contribuir com as palestras e/ou oficinas; e a quarta e última consistirá no planejamento das atividades para o início da execução propriamente dita do projeto. Como resultado esperamos que haja a melhora da autoestima dos idosos; que os idosos se tornem mais autônomos e atuantes em sua comunidade; que possam aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática em suas necessidades diárias; que sejam idosos mais conscientes dos seus direitos; que a integração e as trocas gerem novos e significativos saberes, ampliando assim a visão de mundo e as possibilidades para os idosos atendidos.   Roseane Machado Sa Viana CAB Em execução 20 de Maio de 2023 3 de Novembro de 2023
PINTURA EM TECIDO: DESENVOLVENDO O IMAGINÁRIO, A EXPRESSIVIDADE E A CAPACIDADE CRIADORA DAS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO DO ABRIGO PEDRA PINTADA ResumoO presente projeto de pintura em tecido não traz somente benefícios estéticos. Ele também garante o desenvolvimento da coordenação motora até o fortalecimento da autoestima, pois quem pinta geralmente expressa suas emoções através da arte. Assim, esse projeto tem a proposta de desenvolver o imaginário, a expressividade e a capacidade criadora das crianças em situação de risco do Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada por meio da pintura em tecido. Em relação a metodologia aplicada para executar o projeto, ficou delineado os encontros quinzenais, o diagnóstico junto a coordenação do abrigo a respeito das temáticas que serão desenvolvidas e o planejamento das aulas de pinturas, tal a execução do fazer artísticos em forma de pintura em tecido. Portanto, esse trabalho permite buscar novos olhares no desenvolvimento reflexivo e artístico de cada criança, reconhecendo suas marcas de abandono, violência, e exclusão social, levando em conta que as histórias podem ser reconstruídas a partir do seu imaginário expressivo e pictórico, no qual, poderá contribuir de modo efetivo na conquista da sua atual condição e na busca por maior independência em sua vida. Valerio Ramalho da Silva CBVZO Em execução 2 de Maio de 2023 27 de Outubro de 2023
Jornada do líder: protagonismo juvenil e participação social A jornada do líder se constitui em um projeto de formação de lideranças, na Escola Estadual São José, durante a qual os 40 alunos líderes, das turmas dos turnos matutino e vespertino, participarão de atividades com base em metodologias ativas, que visem ao desenvolvimento da liderança, criatividade, comunicação e protagonismo juvenil.   Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho CBV Em execução 9 de Março de 2023 7 de Novembro de 2023
VÔLEI E SAÚDE NA COMUNIDADE FEMININA O esporte é um dos conteúdos a serem trabalhados na escola pelo profissional de Educação Física. A iniciação esportiva pode contribuir para o desenvolvimento motor do aluno, a prática da iniciação esportiva trabalha envolve vários esportes incluindo o voleibol, tema do presente projeto de extensão. O voleibol é um dos esportes que é mais praticado no mundo todo e é um esporte simples de ser jogado. A prática do voleibol tem que haver um planejamento tendo conhecimento baseados nos autores para uma metodologia para o ensino do esporte. Pensando nisso desenvolvemos esse projeto que visa melhorar a saúde e qualidade e de vida, de maneira didática, prazerosa e profissional para o público interno e externo do Campus Boa Vista (CBV), através do voleibol e incentivar a prática esportiva nas alunas envolvidas. Seu principal objetivo é melhorar a coordenação motora, socialização, integração e habilidade cognitiva e contribuir com seu desenvolvimento educativo e consequentemente formar um atleta capaz de praticar o voleibol de maneira técnica e salutar. Voleibol o segundo esporte mais praticado no Brasil e o quinto no mundo, e atende uma grande demanda de pessoas. Esse projeto visa usar esse esporte como ferramenta de trabalho e desenvolvimento desse projeto pois possui uma grande demanda. Marco Jose Mendonca de Souza CBV Em execução 4 de Abril de 2023 21 de Dezembro de 2023
VOLEIBOL E SAÚDE NA ESCOLA Resumo O esporte é um dos conteúdos a serem trabalhados na escola pelo profissional de Educação Física. A iniciação esportiva pode contribuir para o desenvolvimento motor do aluno, a prática da iniciação esportiva trabalha envolve vários esportes incluindo o voleibol, tema do presente projeto de extensão. O voleibol é um dos esportes que é mais praticado no mundo todo e é um esporte simples de ser jogado. A prática do voleibol tem que haver um planejamento tendo conhecimento baseados nos autores para uma metodologia para o ensino do esporte. Pensando nisso desenvolvemos esse projeto que visa melhorar a saúde e qualidade e de vida, de maneira didática, prazerosa e profissional para o público interno e externo do Campus Boa Vista (CBV), através do voleibol e incentivar a prática esportiva nos alunos envolvidos. Seu principal objetivo é melhorar a coordenação motora, socialização, integração e habilidade cognitiva e contribuir com seu desenvolvimento educativo e consequentemente formar um atleta capaz de praticar o voleibol de maneira técnica e salutar. Voleibol o segundo esporte mais praticado no Brasil e o quinto no mundo, e atende uma grande demanda de pessoas. Esse projeto visa usar esse esporte como ferramenta de trabalho e desenvolvimento desse projeto pois possui uma grande demanda. Marco Jose Mendonca de Souza CBV Em execução 8 de Fevereiro de 2023 28 de Dezembro de 2023
Alternativas para a segurança alimentar e nutricional das famílias de Bonfim Em 25 de agosto de 2010, foi instituída a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) com o objetivo geral de promover a segurança alimentar e nutricional, na forma do art. 3º da Lei nº 11.346/2006 (Brasil, 2006), bem como assegurar o direito humano à alimentação adequada (DHAA) em todo território brasileiro. A PNSAN tem como umas de suas diretrizes a promoção do acesso universal à alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e a promoção do abastecimento e estruturação de sistemas sustentáveis e descentralizados, de base agroecológica, de produção, extração, processamento e distribuição de alimentos.Nesse contexto da promoção ampla de segurança alimentar e nutricional (SAN) e associado a fatores de risco crescentes, nota-se que, atualmente, o acesso ao alimento vem gradativamente se distanciando da lógica da qualidade e entrando na lógica de mercado. Consideram-se como pressupostos em SAN e em sua promoção que determinantes sociais afetam o modo como as pessoas se alimentam, os meios pelos quais acessam os alimentos e quais alimentos acessam (Giordani et al., 2017). Dessa forma, a proposição de alternativas e a busca constante de garantias de acesso a alimentos de qualidade e em quantidades suficientes para a população devem ser um dever do Estado de forma a promover ações voltadas para esse fim.Em algumas comunidades, devido a dificuldades financeiras agudas e a mudanças nos hábitos alimentares, o baixo consumo de hortaliças constitui-se em um problema de segurança alimentar e nutricional. As despesas alimentares consomem grande parte da renda das famílias pobres das cidades e, por isso, elas buscam constantemente alternativas que reduzam estes gastos e garanta a segurança alimentar (DRECHSEL et al., 1999).Dessa forma, as espécies não-convencionais (PANCs) desempenham papel crucial na segurança alimentar, geração de renda para o agricultor familiar. Elas têm papel importante na redução da pobreza rural com base no desenvolvimento advindo dos recursos locais. No entanto, no mundo globalizado, tais espécies são ainda subutilizadas, mas que apresentam potencial para beneficiar a população em geral, visto que proporcionam dietas balanceadas, rentabilidade diversificada, melhor preservação dos agroecossistemas e maior uso de terras marginais juntamente com a preservação da identidade cultural (Padulosi et al., 2002; IPGRI, 2006).As hortaliças não-convencionais são plantas alimentícias, muitas vezes denominadas “daninhas” ou “inços”, pois crescem entre as plantas cultivadas, porém, são espécies com grande importância ecológica e econômica. Muitas destas espécies, por exemplo, são alimentícias, mesmo que atualmente em desuso pela maior parte da população. O mesmo é válido para plantas silvestres, genericamente chamadas de “mato” ou “planta do mato” que, no entanto, são recursos genéticos com usos potenciais inexplorados (KINUPP; BARROS, 2007).A diversidade de espécies da flora com potencial alimentício no mundo ainda é desconhecida. Kinupp e Barros (2004), em trabalho preliminar, levantaram aproximadamente 2.000 espécies vegetais não convencionais potencialmente comestíveis no Brasil. No entanto, apesar da grande diversidade de espécies vegetais com potencial alimentício existentes na natureza, atualmente, pequena parcela destas é utilizada (MMA, 2011).        Mudanças nos sistemas de produção agrícola, visando preferencialmente mercados especializados, têm acarretado na especialização de culturas e, consequentemente, na redução da diversidade de produção de alimentos e dos recursos fitogenéticos (FREITAS e MEDEIROS, 2008; BALSAN, 2006).Diversos recursos alimentares, que fizeram parte da dieta da população ao longo do tempo, hoje são subutilizados devido a mudanças de hábitos alimentares e, ou a baixa disponibilidade (MAPA, 2010). Estes fatores são agravantes, uma vez que podem interferir diretamente na dieta da população, com redução da diversificação alimentar e aporte de nutrientes. No entanto, muitos destes recursos estão disponíveis e podem se constituir em ferramenta importante às populações que se encontram em situação de risco alimentar e nutricional.A intensa expansão do modelo de produção agropecuário para novas áreas da zona rural prejudicou muitas comunidades tradicionais (GIRALDI, 2012). Hábitos alimentares de nossos antepassados estão se perdendo devido à progressiva incorporação de produtos alimentícios industrializados, típicos de países desenvolvidos; sofrendo influências da mídia e dos interesses econômicos e corporativos, levando boa parte das pessoas a optar pela especialização ao invés da diversificação alimentar (KINUPP, 2007; BLEIL, 1998). A simplificação da dieta pode ser também influenciada pelo abandono da agricultura de subsistência, caracterizada pela diversificação de culturas, com o objetivo de manutenção pessoal e familiar, gerando o que Balem e Silveira (2005) denominam de erosão cultural alimentar. Esta pode ser definida como a perda gradativa da alimentação variada (mais complexa nutricionalmente) e alicerçada na especialização de culturas, com o emprego do monocultivo, e adoção de práticas e hábitos alimentares urbanos.      Portanto, ações que visem a incentivar o consumo de hortaliças e, particularmente, de variedades locais são importantes para a diversidade e riqueza da dieta das populações e perpetuação de bons hábitos alimentares. Ainda, há que se ressaltar a valorização do patrimônio sócio-cultural do povo brasileiro. A cultura é o maior patrimônio de qualquer civilização e a alimentação com seus pratos típicos e hábitos alimentares saudáveis é fundamental para a perpetuação das relações culturais existentes nas diversas regiões. Marina Keiko Welter CAB Em execução 1 de Setembro de 2022 1 de Dezembro de 2022
Tecnologias Sociais para a produção agroecológica de mudas de frutíferas tropicais A agricultura sempre esteve presente no modelo econômico adotado pelo Brasil desde sua colonização. Um modelo hegemônico que estabeleceu os limites da ruralidade brasileira, imposta através da violência, da expropriação, da grilagem e do conluio com o Estado que foi utilizado fortemente aos serviços dos grandes latifúndios. Este modelo tem como característica a concentração de renda e consequentemente de terras, sendo o agronegócio contemporâneo produto desta construção histórica. Nesta perspectiva, as tecnologias sociais surgem ou se aperfeiçoam com o objetivo de fortalecer a produtividade do agricultor de base familiar, dando a eles autonomia e condições de produzir. A fruticultura apresenta-se como uma das mais amplas opções de exploração econômica para o Estado de Roraima, por encontrar ótimas condições edafoclimáticas, bem como a privilegiada posição geográfica. No entanto, o sucesso do plantio se inicia com a produção das mudas de boa qualidade, especialmente em relação ao substrato que deve oferecer bom suprimento nutricional ao longo do desenvolvimento da muda. Marina Keiko Welter CAB Em execução 1 de Junho de 2022 1 de Dezembro de 2022
Programa de fortalecimento da piscicultura de base familiar no estado de Roraima PEIXARR A Piscicultura no estado de Roraima vem sendo desenvolvida e apresentando bons resultados devido as caraterísticas ambientais propicias para o sucesso da atividade. No ano de 2019, a produção total atingiu 18.400 toneladas, já no ano de 2020 a produção teve uma redução de 4,9% sendo de 17.500 toneladas, tendo destaque principalmente para a produção centralizada em grandes produtores de peixes e com pouco ou nenhum apoio a piscicultura de base familiar que em muitos casos é inviabilizada principalmente no âmbito da aquisição de insumos para fomentar  a atividade. Vale ressaltar que nas localidades mais distantes como as comunidades indígenas é possível identificar a existência de viveiros escavados que em muitos casos não são utilizados principalmente pela dificuldade na aquisição de alevinos, pois a oferta de alevinos dentro do estado é insuficiente e apresenta alto valor comercial. Nesse sentido este programa tem como objetivo a disponibilização de alevinos e orientação técnica por meio de ATER - Assistência técnica e extensão rural para apoiar a piscicultura utilizando estruturas de cultivo já existentes, valorizando às iniciativas comunitárias, empreendedoras e os aspectos culturais destes atores. Lucas Eduardo Comassetto CAM Em execução 1 de Junho de 2022 1 de Dezembro de 2022
HORTOTERAPIA PARA OS "JOVENS" DA TERCEIRA IDADE O desenvolvimento de uma horta com a pessoa idosa contribui com sua interação social e possibilita a diversificação de atividades. A ação de plantar e cultivar ervas e temperos para depois utilizá-los aumenta muito o prazer do consumo, sendo muito indicado para pessoas idosas, desde que as dimensões do espaço ofereçam boa condição de alcance. Por meio do projeto hortoterapia para a terceira idade, a pessoa idosa tem acesso às informações básicas sobre o plantio e cultivo de diferentes culturas (temperos, ervas medicinais e verduras), o que impacta positivamente na sua forma de consumir e se alimentar. Este projeto visa: construir coletivamente um espaço de cultivo dentro das unidades educativas de produção do campus Avançado Bonfim; proporcionar o contato com a terra, produção de temperos, ervas medicinais e verduras; ampliar os conhecimentos da pessoa idosa na área da Ciência da Terra; possibilitar a relação intergeracional entre os estudantes participantes do projeto e os idosos; incentivar a construção e manutenção de hortas domésticas; estimular a valorização pessoal e social por meio do trabalho, bem como o voluntariado e o envolvimento das pessoas idosas para a condução da horta; resgatar junto à comunidade o hábito de produção de alimentos para autoconsumo. E necessário promover a conscientização e inclusão do idoso nas atividades, visando contribuir com sua qualidade de vida. Este projeto contribuirá também em conhecer: os hábitos dos idosos no que tange ao consumo de plantas provenientes da horticultura; os conhecimentos acerca das propriedades das plantas mais utilizadas pelo grupo e refletir sobre a qualidade de vida do idoso por meio do cultivo e manejo da horta. Eliselda Ferreira Correa CAB Em execução 1 de Junho de 2022 1 de Dezembro de 2022