Semana de Empreendedorismo e Inovação - Semei

Apresentação

A aproximação entre o mundo acadêmico e o empresarial tem se mostrado de suma importância para o desenvolvimento tecnológico do país, e a relevância em inovar e gerar novos conhecimentos e tecnologias vem crescendo e mudando a relação entre esses dois mundos nos últimos anos. Nesse contexto, promover a discussão acerca de empreendedorismo e inovação mostra-se essencial para levar o conhecimento a discentes e docentes, protagonistas de todo esse processo na academia, o que consequentemente beneficia toda a sociedade roraimense.

semei 2019

Atualmente, o desafio das instituições de ensino é a formação de cidadãos engajados nos contextos social, econômico e tecnológico. O dinamismo da sociedade exige que, nesse processo, não só os estudantes, mas também todos os stakeholders possuam proficiências desenvolvidas em habilidades relacionadas ao empreendedorismo, atitudes e comportamentos inovadores, identificação e/ou uso de oportunidades, trabalho em equipe e criação de projetos, ou seja, um perfil que contribua para o desenvolvimento da coletividade.

Diante disso, urge que o IFRR propicie não só ao público interno, mas também a toda a sociedade a disseminação de conhecimentos relativos às diversas formas de empreender, bem como inovar, com a finalidade de desenvolver uma cultura empreendedora que apresente retorno positivo para o estado e qualidade de vida às pessoas envolvidas.

Expansão

Edições

Idealizada mediante à necessidade e importância da inovação e educação empreendedora, a Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei) do IFRR teve sua primeira edição realizada em junho de 2018 com uma ampla programação entre palestras e workshops ministrados por profissionais de diversas instituições parceiras. O evento foi organizado e executado por uma comissão estabelecida através da PORTARIA N.º 790/GR, de 9 de maio de 2018.

No ano de 2019, o evento trouxe a participação de docentes de diversas instituições de ensino que desenvolveram projetos na área de educação empreendedora. Em razão da epidemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 e da importância do evento, nos anos de 2020 e 2021 o evento adotou uma abordagem 100% digital de programação transmitida e gravada nos canais digitais do IFRR. Em 2022, o evento adotou um modelo híbrido e extendeu-se pelas unidades do IFRR em diferentes atividades. No ano de 2023, o evento trouxe como diferencial a participação de palestrantes convidados de outras instituições e de fora da rede federal.

Programação

A programação do evento expandiu-se desde sua primeira edição e hoje conta com oficinas, palestras, rodas de conversas, workshops, mesas-redondas, brainstormings, apresentações culturais.

Objetivos

• Instigar um olhar criativo, atento às tecnologias e aos problemas da sociedade, que seja capaz de empreender e inovar, tanto na área empresarial, quanto social;
  • Promover a discussão sobre empreendedorismo e inovação dentro do contexto educacional do IFRR, a fim de levar o conhecimento a discentes e servidores;
  • Sensibilizar alunos do ensino médio do Instituto Federal de Roraima (IFRR), graduandos do ensino superior de instituições públicas e privadas, docentes, ONGs e comunidade em geral a respeito do empreendedorismo e da carreira empreendedora;
  • Apresentar o empreendimento social como solução para ambientes que se encontram em crise.